Use o Manual do Proprietário a favor da sua construtora

O manual do proprietário pode e deve ser usado como um poderoso aliado da sua construtora! 

Isso porque, com o mercado cada vez mais exigente, é de suma importância entregar um empreendimento  de excelência, mas não apenas isso. Entregar uma boa experiência aos seus consumidores é o que pode definir o verdadeiro sucesso da sua construtora. 

A excelência do seu empreendimento vai muito além da execução do projeto de uma obra. E algo que às vezes é um pouco negligenciado neste processo, é o manual do proprietário. Muitas vezes ele é entregue apenas para atender as exigências legais e não é pensado de acordo com a real necessidade dos clientes, quanto ao seu uso. 

Podemos destacar que esta ação pós venda, acaba se tornando também uma pré-venda, justamente porque ela garante a preferência do comprador para os próximos negócios, e a possibilidade de o mesmo indicar a empresa para outras pessoas. O manual, assegura a satisfação e segurança do cliente quanto ao imóvel adquirido. 

O que difere o relacionamento entre cliente e construtora de outros segmentos, é que este envolvimento é de longo prazo. Considerando não apenas o período do início da construção até a entrega das chaves, mas todo o período de pós-obra, que é de vários anos!  

Portanto, o principal objetivo do manual do proprietário, deve ser facilitar a vida e relacionamento do proprietário e construtora, através de uma boa experiência do seu uso, da possibilidade de encontrar todas as informações necessárias, o que trará maior segurança e autonomia a estes proprietários e síndicos. 

Quais as informações imprescindíveis para o manual do proprietário? 

Reunimos uma lista com alguns exemplos de informações que devem ser – facilmente – encontradas no manual: 

  • Informações sobre a construtora e o empreendimento
  • Sistemas construtivos e produtos utilizados no empreendimento
  • Fornecedores e fabricantes destes produtos
  • Prazos de garantia oferecidos pela construtora e suas condições
  • Cuidados de uso para cada sistema construtivo
  • Orientações claras quanto aos prazos e procedimentos de manutenção preventiva para a área privativa
  • Orientações quanto a solicitação de assistência técnica
  • Projetos da unidade privativa (inclusive As Builts)
  • Definição das responsabilidades do usuário/proprietário
  • Contatos de emergência e utilidade pública

Por lei, tanto a construtora quanto os proprietários têm suas obrigações quanto a manutenção e preservação do imóvel no pós-obra. 

No entanto, o que a maioria das construtoras fazem é relatar no manual do proprietário quais seus direitos e deveres, enquanto morador e cliente. Mas, até que ponto essas informações são de fato relevantes ou serão plenamente compreendidas? 

O manual digital interativo, por exemplo, possibilita uma navegação facilitada a todas as informações mais relevantes, sem necessidade de ficar “folheando” todo o manual em cada pesquisa. Além disso, o formato digital permite a utilização de recursos como gamificação, utilização de vídeos, imagens e outros recursos que podem facilitar a usabilidade e compreensão de informações importantes. 

Mais que obrigatoriedade legal, use o manual do proprietário a favor da sua construtora 

A entrega do manual do proprietário é obrigatória! E seus critérios para a elaboração devem basear-se nas normas NBR 5674 e NBR 14037, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) na lei 8078/90 do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. 

No entanto, vale lembrar que o manual do proprietário deve, além de atender a essas demandas legais, ser usado como uma ferramenta que trabalha em apoio à sua construtora para a minimização de problemas e como garantia de maior satisfação dos seus clientes. 

Pode-se destacar ainda, que o documento trabalha como uma espécie de guia de melhores práticas, fazendo com que moradores evitem realizar reformas em circunstâncias inapropriadas, e/ou utilizem indevidamente a obra, pondo em risco a sua estrutura. 

Manual interativo para o pós-obra


➤ Confira, na íntegra, o material que transformará o seu pós-obra. Revolucione!

Vantagens do manual do proprietário na versão digital

Sim, o Manual do Proprietário pode ser entregue aos clientes no formato digital. 

Segundo o item 4.1.5 da NBR 14037/2011, os manuais podem ser entregues em formato digital, desde que sejam de fácil operação e que possuam alternativa de poderem ser entregues em formato impresso, caso exigido pelo cliente.  Essa escolha é facultativa e esse é um dos motivos que a plataforma PREDIALIZE exporta o manual em pdf com capa, índice, cabeçalho e rodapé personalizados.

Confira algumas das maiores vantagens de entregar o manual do proprietário na versão digital:

(✔) Pode ser facilmente atualizado, sem gerar retrabalho ou gastos desnecessários à sua construtora 

(✔) Permite ao usuário maior facilidade na navegação e, por isso, maior engajamento

(✔) Fortalecimento da relação entre construtora e cliente 

(✔) Reflete maior comprometimento da sua marca com o empreendimento

(✔) Aproximação nos processos internos da construtora, uma vez que o manual esclarece dúvidas 

(✔) Permite maior autonomia aos usuários do empreendimento, evitando abertura de chamados desnecessários

(✔) Centraliza informações relevantes 

(✔) Permite utilização de recursos visuais vídeos, imagens e outros, o que facilita explicações e pode ser muito útil para apresentação do empreendimento

(✔) Relatórios e indicadores para você entender seus clientes e antever problemas

E muitas outras vantagens.   

Não temos dúvidas de que o futuro é digital. E justamente por isso muito tem se falado sobre transformação digital e sobre as vantagens de aliar a tecnologia às práticas que antes eram totalmente analógicas. 

Por isso, fica a pergunta: o que a sua construtora tem feito para participar dessa transformação digital e se manter competitiva no mercado? 

Quer saber mais sobre o Manual Digital Interativo da Predialize?

Aqui na Predialize garantimos rapidez na confecção dos manuais, além de conhecimento técnico e prático de engenharia civil aplicados na elaboração do manual.

Quer saber mais sobre o nosso digital interativo e seus benefícios para o pós-obra? Chama a gente pela opção de contato no nosso site ou através do whatsapp: +55 48 9192-7419.

Leave a comment