Como os manuais interativos podem influenciar na redução de custo do pós-obra?

homem sorridente olhando para o celular

Os manuais interativos podem influenciar diretamente na redução de custo do pós-obra. E, neste texto, vamos abordar um pouco mais sobre as características desse modelo de manual e qual o impacto da sua utilização no pós-obra.

A entrega dos manuais para síndicos e proprietários é determinada por lei e, por isso, toda a construtora ou incorporadora deve garantir que esses conteúdos estejam disponíveis na entrega do empreendimento.

No entanto, conversando com construtoras e usuários, percebemos que a maioria deles não se interessa por manuais tradicionais, que são normalmente entregues impressos ou como arquivo PDF em pen-drives ou CDs. E muitas construtoras ao entregarem esses materiais dizem que são digitais. No entanto, para que um conteúdo seja de fato digital é necessário fazer ainda mais.

Com base nisso, surge um modelo que promete revolucionar o mercado do pós-obra: os manuais interativos.

O que são Manuais Interativos?

São conteúdos que, como o próprio nome sugere, tem a proposta de possibilitarem interatividade do usuário com o conteúdo. Essa é uma característica que difere os manuais interativos dos manuais tradicionais que costumam ser apresentados com longos textos e poucos – ou nenhum – recursos visuais.

Já os manuais interativos, sugerem maior interatividade do usuário com o conteúdo e, por isso, possuem pesquisa eficiente por qualquer informação, textos curtos, claros e bem marcados. Além disso, a utilização de recursos visuais como fotos e vídeos tornam os manuais interativos ferramentas poderosas para a divulgação de informações e permitem maior aprendizado e engajamento dos usuários, seja ele proprietário ou locatário do imóvel.

Manual Interativo x Manual Tradicional

Algumas construtoras entregam seus manuais como arquivos na nuvem (google drive, por exemplo) ou em formato PDF. Mas, ao contrário do que muitos pensam, isso não torna o manual de fato interativo.

Como falamos um pouco no item anterior, os manuais tradicionais possuem a característica de apresentarem grandes blocos de texto e, em caso de um sumário mal redigido, a localização de algumas informações, especialmente àquelas mais específicas, pode se tornar realmente exaustiva, difícil de localizar.

Enquanto isso, os manuais interativos sugerem leituras dinâmicas e facilidade de acesso às informações, sem a necessidade de muitos passos para encontrar a palavra ou termo desejado. Isso, atrelado ao fato de o manual interativo permitir adicionar fotos, gifs e vídeos também possibilita que o usuário se sinta mais atraído pelo conteúdo e desta forma, entenda de forma mais clara as informações apresentadas.

Manuais Interativos para redução de custos no pós-obra

Talvez você esteja se perguntando como os manuais interativos podem auxiliar na redução de custos do pós-obra. E, nós afirmamos: podem e muito! Confira alguns dos principais motivos:

  • Melhor experiência do usuário

Se você leu o nosso blog sobre Customer Experience no pós-obra, já deve saber como a experiência do usuário é importante. E a proposta dos manuais interativos é melhorar a experiência do usuário no que diz respeito à leitura e interação com os manuais. Esse modelo oferece uma experiência mais fácil, ágil e dinâmica ao leitor, favorecendo maior absorção das informações e maior prazer à leitura.

Além disso, por serem digitais, os manuais interativos possuem melhor organização das informações, o que beneficiará o usuário quando forem necessárias buscas por informações específicas.

  • Redução de custos nos atendimentos

Os manuais interativos permitem ainda, maior autonomia aos usuários, uma vez que eles possuem opções de buscas facilitadas e todas as informações organizadas quanto aos dados de fornecedores, documentos, projetos, sistemas construtivos e seus componentes(tintas, pisos, luminárias,etc.).

Isso permite mais autonomia dos usuários e, por isso, menos necessidade de contatos constantes, especialmente para dúvidas quanto a informações triviais. Gerando assim, redução de custos (tempo e dinheiro) da sua mão-de-obra especializada que, muitas vezes, gasta longos períodos do dia em atendimento aos clientes.

  • Gestão eficiente das informações

Aqui, cabe um exemplo prático: o usuário quer fazer um furo na parede, mas para evitar qualquer problema, ele precisa da planta hidráulica do seu apartamento. Essa informação pode ser buscada de forma bem rápida no manual interativo.

Se dependêssemos apenas dos modelos tradicionais de manuais, há plantas que são entregues em períodos diferentes, separadas dos manuais de usuário. E até mesmo em caso de locação ou compra desses imóveis, por terceiros, essa informação pode se perder facilmente. Algo que não acontece com os manuais interativos.

Outro ponto realmente interessante dos manuais digitais interativos é que, justamente por serem digitais, permitem que a construtora obtenha os dados de uso desses conteúdos. Isso é importante porque pode gerar insights para melhorias do conteúdo ou da comunicação, se necessário.

  • Imagem da construtora

O mundo está cada vez mais digital e isso já não é novidade. Mas, no segmento de construção civil, algumas empresas insistem em continuar fazendo algumas entregas, especialmente de manuais, de forma antiga e pouco eficiente.

Portanto, uma construtora que opta por soluções inovadoras, que favorecem o relacionamento com os seus clientes, certamente vai ganhar mais destaque no mercado e com os consumidores que buscam, cada vez mais, soluções que facilitem as suas vidas. Além disso, o manual interativo pode ser personalizado com as cores e logo da sua construtora. Legal hein?!

  • Melhor relacionamento com o cliente

Clientes satisfeitos podem ser grandes promotores da sua marca. Portanto, mantê-los engajados com a sua construtora pode ser também um grande trunfo para manter o nome da sua empresa associado sempre a informações positivas.

Lembre-se que o planejamento e execução de um projeto acontecem dentro de um período curto e pré-determinado. No entanto, no pós-obra o relacionamento com os seus clientes será muito mais extenso, de alguns (ou muitos) anos. Use essa fidelização de clientes a favor da sua construtura gerando novas vendas com as indicações de seus clientes promotores 🙂

Leia também: Manual Interativo x Manual Tradicional (PDF e Online) compare os benefícios

Quer saber mais?

Quer saber mais sobre as nossas soluções para Customer Experience e Manuais Interativos para o pós-obra ou tirar alguma dúvida? Chama a gente pela opção de contato no nosso site ou através do WhatsApp: +55 48 9192-7419. Vamos conversar? 🙂

Leave a comment