Patologias na assistência técnica quais os tipos e como lidar com elas no pós-obra

Algumas das dúvidas mais recorrentes que percebemos no mercado, são a respeito das patologias na assistência técnica, quais os tipos e como lidar com elas no seu pós-obra. 

O pós-obra é a etapa da construção que visa acompanhar e manter a qualidade do empreendimento juntamente ao cliente, ao mesmo tempo que se responsabiliza por cuidar das estruturas da construção por um determinado período de tempo.

É de conhecimento das empresas que um pós-obra de qualidade deve seguir alguns pilares, como por exemplo a elaboração e disponibilização de manuais, a realização de vistorias regulares, a gestão de preventivos e assistências técnicas.

Isso se torna imprescindível porque as obras e construções podem apresentar patologias em decorrência das primeiras etapas da construção e até problemas mais graves a longo prazo. Por isso, é necessário estar atento a estas patologias e às formas de preveni-las para manter a boa relação com o cliente e, ainda, a correta manutenção preventiva dos sistemas construtivos do empreendimento entregue. Separamos tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como resolvê-lo. Confira!

Quais problemas podem ser encontrados no pós-obra?

Os problemas podem variar de acordo com cada caso e podem ir desde vazamentos em fachadas, trincas em pavimentos, até a fissuração em piso polido. Outros como pinturas de fachadas ou outras demandas feitas pelo condomínio também podem ser consideradas patologias e estão dentre os mais comuns do assunto, já que são por vezes, detalhes que podem passar batidos nas fases que antecedem a entrega do empreendimento.

Outro problema recorrente no pós-obra é a falta de padrões nas construções, o que dificulta a identificação da patologia por parte do construtor e aumenta o tempo de reparação.. Também acaba causando problemas no meio do caminho, a falta de documentações que assegurem a garantia dos produtos e projetos, e que sinalizam o tempo de manutenção dos mesmos. 

Esse conjunto de ações pode trazer diversas consequências às construtoras, como prejuízo financeiro, despender tempo excessivo e a falta de confiança dos clientes. Por isso a formulação de manuais, em especial os interativos e de fácil acompanhamento, podem ser  essenciais para o sucesso do projeto.

Dessa forma, planejar tais questões antes de iniciar a obra pode trazer diversos benefícios, como manter um bom relacionamento com os clientes, e evitar retrabalhos.

Como evitar que as patologias aparecem na assistência técnica?

Para otimizar ao máximo a vida útil de qualquer construção, é indispensável a idealização de um projeto bem elaborado e que seja executado com precisão. Com isso, é possível direcionar a obra e todas as suas etapas, minimizando erros e otimizando o tempo das equipes envolvidas. 

Seguir o projeto até o fim, junto a profissionais especializados e materiais de qualidade, resulta em menos problemas no pós-obra e menos dor de cabeça a longo prazo.

Outra dica importante e que minimiza as patologias na assistência técnica, é  seguir as orientações da NBR, que traz um conjunto de regras para uma obra habitacional de sucesso. 

Realizar manutenções preventivas também é essencial quando se trata de evitar patologias no pós-obra, já que elas servem justamente para minimizar os serviços de manutenção de equipamentos e das estruturas dos prédios com o passar do tempo. 

Manter-se atento ao futuro do pós-obra, como por exemplo por meio de ferramentas online e para dispositivos móveis, é outra alternativa para evitar patologias, pois com elas é possível prever problemas e realizar assistências técnicas. Além disso, é possível utilizar dados e outras informações para traçar padrões entre demandas de clientes e compreender melhor as necessidades dos mesmos. 

Dessa forma, não só a sua empresa estará ligada às tendências do mercado, mas também por dentro das inovações do segmento, facilitando a vida de todos os envolvidos no projeto, bem como a do cliente, que pode acompanhar de perto tudo que está acontecendo. 

Como resolver patologias na assistência técnica no pós-obra?

Ter em mãos serviços de assistência técnica ao cliente é o primeiro passo para resolver qualquer tipo de patologia na assistência técnica. Qualidade e agilidade são peças chave para prestar serviços de manutenção ao cliente e podem afetar tanto no orçamento quanto na imagem da empresa. 

Também é importante ter estruturado um bom serviço de customer success, que acompanhará o cliente antes, durante e depois da conclusão da obra, garantindo um canal para dúvidas e outras questões relacionadas à ela. 

Ter em mãos um manual interativo é outra ferramenta imprescindível quando se fala de prevenção e resolução de patologias na assistência técnica. Esse tipo de material impacta todo o pós-obra, e consegue traçar possíveis patologias já que são feitas utilizando inteligência de dados e dinamismo para reunir informações relevantes sobre a obra. 

O material feito pela Predialize, por exemplo, pode ser usado de forma prática em dispositivos móveis ou no computador, otimizando o tempo de todos os envolvidos. Esse tipo de vantagem pode melhorar o relacionamento com o cliente e agrega valor tanto para empresa, quanto para o produto. 

É importante levar em consideração que manuais de pós-obra devem ser peças vivas, que sejam modificados de acordo com a demanda e que abracem a necessidade do cliente, minimizando os esforços quando o assunto é organizar e reunir informações em um mesmo lugar. 

Um bom manual pós-obra deve conter detalhes como memorial descritivo com locais, detalhes técnicos de materiais e equipamentos utilizados durante a obra. Devem conter também uma lista de manutenções preventivas com recorrências, quais atividades e itens da NBR foram levados em consideração e devem ser lembrados para o bom funcionamento da obra. 

Leia também: Inteligência de dados para um pós-obra eficiente

Nem sempre é fácil resolver patologias na assistência técnica. Os problemas podem ser muitos, desde um pequeno defeito de pintura a um grave problema de encanamento.

Por isso, estar por dentro das tendências e ter em mãos um manual interativo pode ser o primeiro passo para resolver estes problemas de forma simples e prática. Ficou interessado? Que tal dar uma olhada nas soluções da Predialize e conferir de perto como funciona um manual interativo

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