logo predialize

Gestão do pós-obra: 8 apps úteis para a construção civil

A gestão do pós-obra é um dos maiores desafios das construtoras. Mas com o auxílio de novas tecnologias, esse acompanhamento pode ficar muito mais automatizado e prático. Neste conteúdo você vai descobrir 8 dicas de apps poderosos para suas obras desde o planejamento até a gestão do pós-obra. Confira!

Segundo um estudo global chamado “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, a transformação digital é a prioridade de 72% das grandes empresas de construção civil de 12 países da Europa, Américas e Ásia. De acordo com os resultados deste estudo, constata-se que o Brasil possui menor maturidade em comparação aos outros países avaliados no que se refere ao uso de big data, inteligência artificial e modelagem 3D. No entanto, o país se destaca no uso de softwares baseados em BIM (Building Information Modeling), uma ferramenta de gestão eficiente que integra informações.

Separamos 8 apps para ajudar você a iniciar a transformação digital da sua construtora desde o planejamento até a gestão do pós-obra. Confira!

1- Versato

O Versato foi desenvolvido pela Expert System e é focado no gerenciamento das obras. Seu maior destaque é um módulo que realiza estudos de viabilidade de projetos.

A tecnologia permite simular cenários possíveis para início de novas obras, prevendo desde a compra do terreno até custos com marketing para a venda do empreendimento. Além do mais, seus módulos oferecem controle financeiro, de contratos, suprimentos, contabilidade, emissão de notas fiscais e até incorporação imobiliária. Também oferece serviço de hospedagem em nuvem e consultoria em TI para auxiliar os clientes a desenvolverem novos projetos de forma mais prática.

2- ERP UAU

A Globaltec desenvolveu o ERP UAU, um software focado em construtoras, incorporadoras, imobiliárias e shoppings. Para construtoras e incorporadoras o software oferece gestão de obras, compras e vendas, comissões e até relacionamento com o cliente. A versão web do software permite que equipes remotas tenham acesso aos dados com facilidade.

Os clientes também podem acompanhar pela versão web contratos, impressão de boletos e receber atendimento personalizado. Para o time de vendas é possível acompanhar o mapa de unidades disponíveis e centralizar as informações de prospecção de novos clientes.

3- Construct App

Já o Construct App é um software de comunicação e gerenciamento de projetos para a construção civil. Seu foco é gerar redução de tempo e de dinheiro otimizando a gestão. É possível acessar a plataforma tanto via computador quanto por smartphones. Seus módulos permitem tomar decisões importantes por meio de dados e gerir equipes à distância.

Complementando suas funcionalidades, a plataforma ainda oferece recursos que possibilitam aos setores de engenharia e arquitetura realizar relatórios fotográficos, RDO, vistorias em obras e em imóveis, além do acompanhamento geral da obra para cumprir prazos e manter a qualidade da entrega desejada. Isso contribui significativamente para garantir a eficiência e a excelência em todas as etapas do projeto.

4 – Prevision

A Prevision é uma startup catarinense que oferece plataforma completa e bastante eficiente, para a gestão visual eficiente de obras.

Desta forma, o software  desenvolvido pela Prevision, permite acompanhar os fluxos físico-econômicos de cada empreendimento, realizar análise de cenários, gerenciar restrições, visualizar o cronograma e aproveitar outras funcionalidades. A plataforma permite ainda, a integração por meio de API, com outros sistemas como Excel e Project.

5 – Conaz Ambar

A Conaz Ambar é uma empresa global de tecnologia, que utiliza inteligência preditiva e metodologia proprietária nas plataformas e soluções, tornando simples e eficientes todos os estágios do processo da construção de moradias reduzindo o tempo e os custos envolvidos durante a obra.

As soluções da empresa se concentram na Construção Inteligente e na Moradia eficiente, permitindo sua utilização em diversos momentos do projeto, inclusive após a entrega das chaves aos proprietários.

6- Fieldwire

O Fieldwire já foi utilizado em mais de 750.000 projetos de construção e promete conectar as equipes de trabalho das construtoras por completo. Seus módulos vão desde o acompanhamento de plantas com anotações e fotos, gerenciamento de tarefas com relatório de produtividade e acompanhamento de custos até a inspeção da construção com relatórios automatizados.

Algumas vantagens que a plataforma oferece é funcionar offline, enviar notificações por push ou e-mail, interface amigável, relatório automatizado e serviço de atendimento personalizado.

7 – Maleta do Engenheiro

A Maleta do Engenheiro é uma plataforma que se integra aos principais serviços de armazenamento em nuvem existentes, como Google Drive e Dropbox. Com essa integração, a plataforma proporciona as ferramentas certas para o coordenador de projetos de construção gerenciar as equipes de projetistas e engenheiros que trabalham em um processo BIM de Coordenação de Projetos.

A plataforma também conta com um visualizador de documentos 2D e 3D de onde é possível extrair informações de projeto, inclusive com dados de quantificação para orçamento.

8 – Predialize

Focada em construtoras e incorporadoras, a Predialize promete realizar a transformação digital na gestão do pós-obra levando otimização de tempo e de recursos para seus clientes. A plataforma desenvolvida pela empresa atua em três frentes: manual interativo, gestão de preventivos e assistência técnica.

Na gestão de preventivos é possível acompanhar todas as manutenções realizadas e evitar atritos entre a construtora, síndicos e proprietários de imóveis. A plataforma oferece um plano de manutenções automatizado para lembrar gestores e proprietários de tudo o que é necessário acompanhar. Adicionalmente, à medida que as manutenções são feitas, um histórico é criado, proporcionando um registro completo das atividades realizadas. Na mesma plataforma é possível fazer a previsão orçamentária do condomínio, registrar as manutenções com fotos e notas fiscais. O grande benefício é aumentar a vida útil do empreendimento e evitar atritos e problemas jurídicos na gestão do pós-obra.

Ferramentas da plataforma Predialize para uma gestão eficiente do pós-obra

O módulo assistência técnica tem foco total na redução de custos na gestão do pós-obra. O objetivo da ferramenta é evitar chamados desnecessários, gastos com informações perdidas e deslocamentos.

O módulo conta com identificação automática de itens fora da garantia, agenda interativa, comunicação centralizada, gestão eficiente de equipe de campo e retroalimentação do sistema através de indicadores estratégicos. Além de tudo isso, o uso da ferramenta proporciona a redução de até 50% do SLA (tempo de resolução do problema) o que aumenta a satisfação dos clientes.

Atrelado aos dois primeiros módulos está o grande diferencial da plataforma Predialize, que é o manual interativo do proprietário. Essa frente da plataforma atua na educação do mercado entregando um manual em forma de app com vários recursos visuais para engajar os usuários e garantir a correta utilização dos empreendimentos. Esse módulo já acompanhada a sincronização das manutenções preventivas na agenda e oferece uma pesquisa rápida de fornecedores e prestadores de serviço indicados pela construtora. Também é possível fazer pesquisas rápidas com a ajuda de um assistente virtual cognitivo e mapear a jornada e interação dos clientes.

A grande vantagem do manual interativo do proprietário é a redução de custos e a fácil atualização dos documentos sem gerar custos extras. Outra vantagem é a rápida resolução de problemas triviais sem a necessidade de acionar a assistência técnica, o que diminui os custos da gestão do pós-obra e com certeza mantém os clientes mais satisfeitos. Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e esteja ansioso para iniciar a transformação digital da sua construtora ou incorporadora.

Que tal conhecer melhor a plataforma da Predialize? Clique no link para solicitar uma demonstração gratuita! Gestão do pós-obra: 8 apps úteis para a construção civil

Leave a comment