Inovação na construção civil: Saiba quais são as tendências tecnológicas para o setor

Não podemos negar que um dos maiores motivos para o crescimento do segmento da construção civil é a tecnologia. A partir do momento que o setor passa a dialogar e acompanhar os avanços da inovação tecnológica, maior é o ganho, colocando-o em alta. 

As construtoras e incorporadoras que abraçam a área de TI e suas propostas tendem a crescer e ganham destaque no mercado, conduzindo a área para um futuro ainda mais promissor. 

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) realizou um levantamento analítico e percebeu que a construção civil impulsiona positivamente o PIB, fazendo com que ele cresça, mesmo em um cenário de recessão. 

O maior motivador desse crescimento está na inovação na construção civil, o mercado tem observado o grande potencial de revolução na área, melhorando ainda mais os seus resultados. Dentre os benefícios promovidos pela inovação, pode-se destacar o aumento da produtividade, qualidade, eficiência e segurança.  

Conheça 5 tendências inovadoras para o setor 

Algumas dessas tendências foram apresentadas ao público na Construtech Conference de 2020, o evento reuniu profissionais da área de TI em uma das maiores feiras de startups da construção civil do mundo. 

Vamos conhecê-las?

 

1 – Biomimética 

O termo pode parecer esquesito, mas essa tecnologia é uma das mais interessantes. Biomimética é uma área da ciência que tem como objetivo estudar as estruturas biológicas e as suas funções, aprendendo com o que a natureza tem a oferecer. Por isso, é possível aplicar esse aprendizado em muitas áreas, principalmente na construção civil. 

Mesmo com a intervenção humana no meio ambiente, a natureza continua se renovando e encontrando alternativas para continuar existindo, rompendo barreiras que, até o momento, pareciam intransponíveis. 

Quando observamos a construção civil, a biomimética indica o comportamento do meio ambiente diante de determinado projeto e sua execução, auxiliando na tomada de decisão e colaborando para que ela seja mais inteligente, sustentável e eficaz. 

A natura ensina muito, basta estudá-la. Isso faz da biomimética uma das maiores tendências para a construção civil. 

2 – Tecnologias digitais 

A tecnologia e a construção civil caminham juntas, hoje em dia é quase impossível pensar nessas áreas de maneira distinta. Cada vez mais o setor da construção civil vem incluindo em seus procedimentos as soluções digitais, que estão em ascensão no mercado, o que colabora para o alcance de resultados ainda melhores. 

Algumas dessas tecnologias digitais são:

  • O uso de robôs, eles aumentam a eficiência e a qualidade de inspeções, existem braços mecânicos que podem automatizar tarefas consideradas como repetitivas, a exemplo da colocação de tijolos;
  • O uso de drones para realizar inspeções que, antes, eram perigosas, permite que uma grande área seja analisada de modo seguro e em pouco tempo, o site DroneDeploy indica que o uso desses aparelhos na construção civil cresceu incríveis 239%.
  • A inteligência artificial, tanto na engenharia como na construção civil, consegue disponibilizar dados e informações de maneira rápida, colaborando para uma melhor gestão de obra e tomada de decisões. 

Manual interativo para o pós-obra


➤ Confira, na íntegra, o material que transformará o seu pós-obra. Revolucione!

3 – Cidades inteligentes 

Os projetos que têm como objetivo a transformação digital vêm ganhando cada vez mais destaque, entre eles, os que consideram as “cidades inteligentes”, entre as brasileiras há destaque para Campinas (SP), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Brasília (DF), São Caetano do Sul (SP), Santos (SP), Florianópolis (SC), Vitória (ES), Blumenau (SC) e Jundiaí (SP).

O conceito vem crescendo rapidamente, um dos maiores motivadores desse crescimento é a quantidade de pessoas que moram em áreas urbanas. Pesquisas encomendadas pelas Nações Unidas mostram que até 2050, o percentual de pessoas morando em cidades chegará a 68%. Uma diferença de mais de dez pontos percentuais, quando comparado com o ano de 2018, na época o percentual era de 55%. 

Mas afinal, o que é uma cidade inteligente? 

São aquelas que consideram construções sustentáveis e soluções que levam a economia de energia e água, além de melhorar a mobilidade urbana e tudo aquilo que influencia na qualidade de vida dos moradores. 

4 – Construção modular e pré-fabricada 

Atualmente é possível relacionar um grande empreendimento com um pequeno prazo de entrega, a construção civil só é capaz de realizar esse feito graças às construções modulares ou pré-fabricadas. 

Esse tipo de construção se baseia em módulos, que lembram caixas. Essas peças são construídas fora do canteiro de obras e só chegam até ele quando estão prontas para a montagem da edificação. 

Esses módulos costumam ser construídos por equipamentos modernos, por isso, entregam peças de alta precisão que, talvez, não seriam obtidas em uma construção tradicional. 

Essa modalidade de construção faz com que as entregas sejam agilizadas, além de reduzir os gastos com a mão de obra, considerando o tempo menor para que o projeto seja entregue. 

5 – Impressões 3D

Essa é, sem dúvidas, uma das maiores inovações tecnológicas da construção civil, garantindo benefícios a curto, médio e longo prazo. 

As impressoras 3D são utilizadas em construções modulares, podendo funcionar no canteiro de obras ou em uma fábrica. Dessa forma, essa tecnologia permite que peças de concreto sejam fabricadas de maneira precisa, além de contribuir positivamente para a logística da construção. 

Essas tecnologias desenvolvidas para a construção civil são excelentes alternativas para o crescimento do setor, e consequentemente, das construtoras, gerando um resultado financeiro positivo.

Quer saber mais sobre as tendências para o setor? Confira o INFOGRÁFICO: TENDÊNCIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL PARA 2022, desenvolvido pela nossa Parceira Prevision, com participação da Predialize, Thórus e Brain. Baixe agora: 

Inovação na construção civil: Saiba quais são as tendências tecnológicas para o setor

Related Posts

Leave a comment