Confira algumas das tendências da Construção Civil para 2022

Confira, neste texto,  algumas das tendências da Construção Civil para 2022.

O segmento da construção civil possui altas expectativas para o ano de 2022. Embora os últimos anos tenham proporcionado momentos difíceis, de crise e incertezas, o setor conseguiu se reinventar e mostrar que pode crescer diante dos desafios que podem surgir. 

O IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgou o resultado do terceiro trimestre de 2021 e foi possível perceber um crescimento de 2,7%. As informações foram divulgadas pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção, a CBIC. 

Não podemos negar que os números comprovam a retomada do setor e o aquecimento da economia que depende da área, esse dado é observado desde o terceiro trimestre de 2020, chegando a números que podem ser comparados com um cenário pré-pandemia da Covid-19. 

Vamos conhecer algumas tendências que podem manter o crescimento constante da Construção Civil neste ano.

Meio Ambiente e Sustentabilidade 

O surgimento de projetos de empreendimentos que prezam pela sustentabilidade vem crescendo e essa é uma das tendências para esse ano. Cada vez mais investidores, compradores e a sociedade como um todo, estão observando os critérios em relação ao meio ambiente e sustentabilidade, por essa razão, eles acabam cobrando de modo mais incisivo, decisões que vão de encontro com a preservação e utilizando consciente dos recursos naturais. 

As construtoras estão investindo em processos sustentáveis, com isso, elas adquirem vantagens, a exemplo do custo de manutenção. Ele tende a ser mais baixo, aproximadamente 13%, do que projetos que não são sustentáveis. Se compararmos com a média de satisfação dos compradores e moradores, o percentual é 27% maior do que a média. 

Alguns dados que justificam os números:

Quando a construção segue as diretrizes que prezam pelo meio ambiente, ela emite 33% menos carbono, são utilizadas cerca de 45% a menos de energia elétrica e o consumo de água é aproximadamente 54% menor. 

Manual interativo para o pós-obra


➤ Confira, na íntegra, o material que transformará o seu pós-obra. Revolucione!

Gerenciamento de tempo

Esse, sem dúvidas, é um processo que precisa ser adotado por grande parte das empresas que atuam no ramo da construção civil. Uma das tendências mais fortes para 2022 é fazer uma boa gestão de tempo, otimizando sua produtividade, gerindo o tempo necessário em cada processo e consolidando quais são os impactos do acúmulo de atividades. 

O principal objetivo é fazer planejamentos mais próximos da realidade, além de criar cronogramas que podem ser cumpridos, gerando mais satisfação no cliente final, que receberá a unidade dentro do período que foi acordado em contrato. 

Em alguns casos, é possível até antecipar a entrega. 

Atendimento ao cliente

Essa é, com certeza, uma tendência que veio para ficar no mercado da construção civil. Um setor que já é marcado por seus constantes atrasos nas entregas e com pouco investimento em tecnologia, o que deixa os processos mais demorados. 

Está cada vez mais comum perceber que as construtoras e incorporadoras estão buscando oferecer o melhor atendimento para os seus clientes, isso acaba se tornando um diferencial importante. Sem dúvidas, é uma preocupação que vale a pena. 

Além disso, investir em uma comunicação transparente é, de longe, algo seguro para o negócio. A tecnologia é uma aliada do segmento, através dela é possível enviar mensagens em tempo real, permitindo uma comunicação direta e assertiva. 


Confira tudo sobre as Tendências da Construção Civil para 2022, neste Infográfico exclusivo, desenvolvido pela Prevision, com participação da Predialize, Thórus e Brain. Baixe agora:


Confira algumas das tendências da Construção Civil para 2022

Related Posts

Leave a comment