Gestão de Preventivos: Saiba o que é e os principais benefícios

Gestão de preventivos trata-se de organizar e acompanhar as manutenções preventivas de um empreendimento ou condomínio. 

As empresas que atuam no segmento estão buscando importantes referências no mercado, implementando processos pautados na tecnologia e em metodologias que tornam o processo de manutenção preventiva ainda mais eficiente. Além, claro, de beneficiar as construtoras e incorporadoras com um excelente custo-benefício, melhoria da imagem diante do mercado, destaque em relação a concorrência e outros fatores.

Manutenção Preventiva

Antes de iniciar, é importante destacar que as manutenções preventivas deverão ir ao encontro do que consta na NBR 5462, que direciona de que modo e quando ela deve ocorrer. O objetivo desta manutenção é fazer com que o imóvel se mantenha seguro, além de manter a qualidade desejável que foi percebida ao término da construção do empreendimento. 

Isso implica em uma série de processos sistemáticos que se baseiam em técnicas de análise. Também é possível fazê-los através de uma supervisão por um profissional credenciado, além de colher amostragens que embasaram o estudo. Isso colabora para redução de danos, aumento da segurança e diminuição das manutenções corretivas, que costumam ser mais caras e ainda causar um grande desconforto entre construtora e cliente.

Manual interativo para o pós-obra


➤ Confira, na íntegra, o material que transformará o seu pós-obra. Revolucione!

Gestão de Preventivos

A manutenção preventiva precisa de uma boa gestão. Isso porque cada sistema construtivo possui prazos e particularidades que devem ser levados em consideração no momento da manutenção. 

Além disso, quando a identificação da necessiadade de manutenção preventiva ocorre com antecedência, a construtora ganha tempo para realizar o planejamento e programar as atuações necessárias. 

Outro fator importante é que, com a realização das manutenções preventivas, a construtora e incorporadora economizam, uma vez que os custos com esse procedimento já estão planejados. O investimento deve ocorrer de modo correto, em equipamentos e softwares que promovam uma análise mais assertiva, além de facilitar a gestão dos chamados e andamento das etapas da manutenção.

Os benefícios 

Um dos principais benefícios de uma Gestão de Preventivos organizada e transparente, é o relacionamento entre Construtoras e Clientes. Isso porque, ao verificar o compromisso da construtora quanto à qualidade e manutenção dos empreendimentos, o cliente tende a se sentir mais seguro e amparado por esta empresa.  

Outro ponto é que a manutenção preventiva favorece, também, a criação de estratégias, indicando quais são os sistemas que precisam de atenção e necessitam de uma correção imediata.

A tecnologia favorece a automação de processos, direcionando a sua construtora e/ou incorporadora para resultados mais eficazes e econômicos. A visão é de modo macro, sendo possível analisar diversos empreendimentos em um único lugar, permitindo que a empresa tenha pleno controle das atividades desenvolvidas.

 

Quer saber mais sobre a Plataforma da PREDIALIZE? Fale com os nossos especialistas.

Leave a comment