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Manual do proprietário: documentos necessários no pós-obra

A entrega de um novo empreendimento é um momento muito aguardado tanto pela construtora quanto pelos novos proprietários. Para formalizar a transferência das informações relevantes sobre o imóvel, é exigida a entrega de uma série de documentos pela construtora ou incorporadora. Entre esses documentos, o mais conhecido é o Manual do Proprietário.

Neste texto, você descobrirá quais são os documentos que a construtora precisa entregar no pós-obra e quais deles podem ser fornecidos em formato digital. Confira!

Documentos obrigatórios 

A obrigatoriedade de entrega de documentos relacionados à construção e manutenção das edificações está embasada na NBR 5674 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), seção 07. Segundo a ABNT, os custos anuais de manutenção de uma obra giram em torno de 1% a 2% do seu custo inicial e se não forem realizadas podem diminuir significativamente a vida útil do imóvel, causando assim transtornos e riscos aos seus usuários.


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DOCUMENTOS DE ENTREGA OBRIGATÓRIA:
  • Manual de operação, uso e manutenção das edificações, incluindo desenhos arquitetônicos e de engenharia, projetos de sistemas de segurança e proteção, memoriais de cálculo, memoriais descritivos e especificações atualizadas;
  • Registro de serviços de manutenção realizados, com documentação da tomada de preços, propostas técnicas e relatórios de fiscalização;
  • Registro de reclamações e solicitações dos usuários;
  • Relatórios das inspeções;
  • Acervo de normas e procedimentos padronizados para serviços de manutenção;
  • Programas de manutenção para as edificações e seus equipamentos, destacando aspectos relativos à higiene, saúde e segurança dos usuários.
DOCUMENTOS DE ENTREGA SUBJETIVA:

Os engenheiros especialistas da Predialize recomendam a entrega dos seguintes documentos:

  • Alvará de aprovação e execução de edificação;
  • Alvará de funcionamento e instalação de elevadores;
  • Atestado de instalação de gás, instalações hidráulicas e elétricas, e outras instalações prediais;
  • Atestado do start-up do gerador;
  • Atestado de sistema de proteção de descarga atmosférica (SPDA);
  • Auto de conclusão (habite-se);
  • Auto de vistoria do corpo de bombeiros (AVCB);
  • Cadastro do condomínio junto às concessionárias de serviços;
  • Certificados de abrangência do gerador e garantia dos equipamentos instalados;
  • Certificados de limpeza, desinfecção e potabilidade dos reservatórios de água potável;
  • Certificado de testes dos equipamentos de combate a incêndio;
  • Declaração de limpeza do poço de água servida, caixas de drenagem e esgoto;
  • Licenças ambientais;
  • Manuais técnicos de uso, operação e manutenção dos equipamentos instalados;
  • Medição ôhmica com termômetro calibrado pelo Inmetro;
  • Memorial de incorporação;
  • Projetos aprovados em concessionárias, executivos e legais;
  • Recibos de pagamento das concessionárias de água, esgoto, energia elétrica, IPTU e outras despesas;
  • Relação de equipamentos, móveis, eletrodomésticos e objetos de decoração entregues ao condomínio (quando aplicável);
  • Relatório de vistoria de entrega de obra;
  • Termos de ajustamento de condutas ambientais (TAC).
entrega dos documentos subjetivos

Além de serem boas práticas, a entrega dos documentos subjetivos evitam problemas futuros e a necessidade de atendimentos conforme chamados subsequentes. Portanto, ao fornecer um conjunto completo e detalhado de documentos, a construtora garante a transparência e a segurança para os novos proprietários, síndicos responsáveis e prestadores de serviços. 

A disponibilização desses documentos em um ambiente cloud (como Drive) facilita a organização e o acesso a qualquer momento, agilizando processos e solucionando eventuais dúvidas de forma rápida e eficiente. Dessa forma, assegura uma gestão mais tranquila e eficaz do condomínio, prevenindo complicações e promovendo uma comunicação clara entre todas as partes envolvidas.

Manual do ProprietÁRIO: EXIGÊNCIAS E FORMATO DIGITAL

A NBR 14037 exige a entrega específica do Manual do Proprietário. Sendo assim, este documento deve abordar tudo o que é necessário para a gestão do imóvel, desde sua elaboração até as atualizações futuras.

O Manual do Proprietário, além de ser um documento exigido por lei, é uma ferramenta valiosa para garantir um relacionamento sólido com o cliente após a venda. A princípio, estudos mostram que cerca de 10% dos problemas e defeitos nos imóveis são causados pelo uso inadequado e pela manutenção insuficiente das construções. Portanto, é crucial que sua construtora ofereça o melhor Manual do Proprietário. Transformar essa obrigação legal em uma oportunidade de fortalecer o vínculo com o cliente no pós-venda faz com que, acima de tudo, sua construtora se destaque no mercado.  

IMPRESSO X DIGITAL

O Manual do Proprietário pode ser entregue em formato digital, desde que seja de fácil reprodução. Primordialmente a norma recomenda que o manual utilize uma linguagem simples e direta, adequada ao público, e inclua imagens para facilitar o entendimento.

Se o manual for impresso, a atualização das informações pode ser complicada. Nesse caso, a norma indica que o gestor condominial deve enviar a versão atualizada e recolher os exemplares desatualizados antes de tudo.

Formatos digitais mais indicados

A versão digital do Manual do Proprietário deve ir além de um simples arquivo PDF, principalmente para facilitar revisões e atualizações sem risco de perda ou extravio.

Sendo assim, a Predialize oferece um manual interativo, que pode incluir vídeos, imagens e outros recursos visuais. Esse formato interativo pode ser acessado via QR Code, aplicativo ou portal do cliente, permitindo edições sempre que necessário, sem custos adicionais.

Vantagens do manual interativo predialize em aplicativo

Além de engajar mais os proprietários, o manual interativo em APP oferece um Calendário de Manutenções Preventivas, auxiliando no controle de manutenções e, acima de tudo, prolongando a vida útil do empreendimento. A gestão de garantias dos equipamentos é outra vantagem, ajudando a evitar a perda de garantias por falta de manutenção. Antes de mais nada, faça um tour virtual pelo APP Predialize.

A plataforma da Predialize também inclui um assistente virtual cognitivo, que responde às principais dúvidas dos proprietários, reduzindo a necessidade de acionar a equipe técnica da construtora. Faça um teste gratuito do APP Predialize.

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