Educação de Mercado: como a tecnologia pode convencer seus clientes a utilizarem o manual do proprietário?

Um estudo publicado em 2016 por pesquisadores australianos concluiu que a maior parte das pessoas dispensa a leitura de manuais. Mas como educar os clientes para que o manual do proprietário seja lido e colocado em prática? É isso que você vai descobrir neste texto!

Imagine a seguinte situação: você comprou um carro novo, com muitas tecnologias surpreendentes e tudo o que você quer fazer é sair dirigindo e descobrir o que cada botão faz. Mas, não demora muito tempo para você consultar o manual e verificar a cada quantos quilômetros é necessário voltar na concessionária para fazer as revisões. E você já sabe, se não fizer as manutenções poderá perder garantias importantes e gastar mais depois. 

No setor automobilístico já existe essa clareza das responsabilidades do proprietário,  cultura que ainda precisa ser desenvolvida no setor da construção civil. Com sorte, algumas empresas estão se especializando nesse cenário, como é o caso da Predialize, que é a primeira plataforma de customer experience para gestão eficiente do pós-obra. Confira como o manual do proprietário interativo da Predialize pode ajudar você na missão de educar seus clientes e diminuir custos com o pós-obra. 

Digital e interativo

Quando você pensa em um manual logo vem à cabeça um bloco de papel com muito texto? Sim, essa é uma realidade e um dos motivos pela baixa aderência por parte dos usuários. Oferecer um design moderno e interatividade em um manual do proprietário faz toda diferença, deixando o material muito mais atrativo. 

O manual do proprietário – digital e  interativo – que a Predialize oferece,  dispensa a necessidade de impressão. Pode ser acessado via QR Code, app ou portal do cliente e atualizado a qualquer hora, em tempo real para todos usuários, sem necessidade de custos adicionais, como seria o caso de impressos ou modelos digitais em pdf. 

Um manual interativo vai muito além de um pdf diagramado. O formato adotado pela Predialize funciona como um aplicativo, sendo possível fazer uma pesquisa inteligente, acessar documentos e projetos, ver vídeos educativos e abrir chamados se necessário. Desta forma é possível explicar melhor cada procedimento e engajar o público que costuma abandonar um material por quantidade excessiva de texto. 

Calendário de Manutenções Preventivas

Acompanhar e cumprir um calendário de manutenções preventivas pode ser um desafio tanto para proprietários, quanto para síndicos e gestores condominiais. Sem uma ferramenta para auxiliar, manutenções importantes como em elevadores, itens de segurança, medição ôhmica do sistema de para-raios e limpeza dos reservatórios de água podem acabar passando do prazo e gerando grandes problemas e perdas de garantia. 

O calendário de manutenções preventivas é uma das funcionalidades do manual do proprietário da Predialize. Ao receber o acesso ao manual, o proprietário ou o síndico pode verificar o calendário completo já configurado e receber o lembrete de cada manutenção na data em que ela deve ser realizada. Além disso, ao realizar as manutenções é possível registrar a ação, com isso, um relatório é gerado e tanto a construtora quanto o síndico podem acompanhar os dados gerados. 

Outro fator importante para investir no calendário de manutenções é que empreendimentos que não realizam as manutenções preventivas geram 3x mais chamados do que os que realizam. Esse dado afeta diretamente nos custos da construtora com assistência técnica no pós-obra.

Gestão das garantias dos equipamentos

Como mencionamos no início do texto, assim como não cumprir as revisões na concessionária faz o proprietário do veículo perder a garantia de determinadas peças do carro, o proprietário do imóvel também pode passar por problemas semelhantes. É por isso que o manual do proprietário interativo deve conter as garantias de todos os equipamentos. Assim, o proprietário ou síndico pode verificar quais manutenções devem ser feitas e em qual periodicidade para evitar perdas de garantia. 

Ao cumprir as manutenções as chances de acionar a assistência técnica da construtora diminuem, já que com o apoio do manual o proprietário e o síndico sabem onde todas as informações estarão concentradas.

Manual interativo para o pós-obra


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Assistente virtual cognitivo

Ao necessitar de uma informação o proprietário ou síndico podem acionar o assistente virtual cognitivo para ajudar a encontrar facilmente uma resposta. Uma das vantagens do assistente virtual cognitivo é que ele está 24h por dia disponível e sete dias por semana, ou seja, disponibilidade total, sempre que o seu cliente precisar. Outra vantagem é que esse tipo de sistema apresenta aprendizado contínuo, isso quer dizer que, a cada nova solicitação a inteligência artificial é aprimorada. 

Já imaginou quanto custaria deixar um funcionário nesse nível de disponibilidade para empreendimentos recém entregues? Com essa funcionalidade do manual do proprietário interativo da Predialize a sua construtora fica totalmente disponível, aumentando a experiência do cliente, por um custo baixíssimo. 

Pesquisa rápida dos fornecedores ou prestadores de serviço

Imagine que um proprietário deseja fazer uma alteração no acabamento em gesso entregue pela construtora. Ele pode acionar o assistente virtual cognitivo para tirar suas dúvidas sobre a alteração e em seguida pesquisar na agenda de contatos o fornecedor que já executou procedimentos/serviços e que já é parceiro da construtora. 

Além de proporcionar uma melhor experiência para o seu cliente indicando fornecedores de confiança, a contratação garante que alguém qualificado fará o serviço, diminuindo possíveis problemas por mau execução. Esse tipo de informação no manual do proprietário mostra que você está interessado em estar ao lado do seu cliente também após a entrega do empreendimento. 

Sucesso do cliente na gestão do conhecimento

Os consumidores estão cada vez exigentes e sedentos por informação. Contribuir com a gestão do conhecimento do cliente já mostra que a sua empresa se posiciona diferente no mercado. Se posicionar como referência no assunto e não “soltar a mão do cliente” durante toda a jornada de pré e pós compra é fundamental para a reputação da empresa. E certamente, oferecer um manual do proprietário diferenciado mostra que você está à frente. 

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