Dispositivos Móveis na Construção Civil: 3 motivos para não deixar de usá-los

A tecnologia vem transformando muitos setores e embora os dispositivos móveis estejam no nosso dia a dia há alguns anos, ainda são pouco explorados na construção civil. 

Dentro de um canteiro de obra, por exemplo, podemos dar um destaque para a importância da comunicação e repasse de informações entre os colaboradores que estão atuando para a entrega do empreendimento. Ações como essa fazem com que o processo seja mais fluido, eliminando a possibilidade de erros durante a execução do processo. 

Além disso, a tecnologia vem promovendo uma verdadeira revolução na construção civil, dando mais autonomia para os funcionários. Isso permite uma maior independência entre as áreas, que passam a funcionar de um modo integrado.

Esse processo resulta em um aumento da produtividade em campo, facilita a tomada de decisão e, principalmente, a assertividade e precisão nas ações que irão resultar na melhora dos indicadores do projeto. 

Por tanto, podemos perceber que os dispositivos móveis, como tablets, smartphones e aplicativos de softwares desenvolvidos para a área da construção civil fazem com que o processo de gerenciamento de planilhas e relatórios seja simplificado, beneficiando o projeto do empreendimento através da tecnologia que possuímos agora. 

Conheça a seguir os principais motivos para que a construção civil passe a implementar a utilização dos dispositivos móveis e tecnologias nos campos de obra do nosso país. 

Mobilidade nos canteiros de obra

Quando consideramos os benefícios na área da mobilidade na construção de um projeto de empreendimento, podemos destacar a economia de tempo e uma vantagem na competitividade entre os concorrentes da área. 

No passado era necessário realizar encontros presenciais, como reuniões com operários e com a equipe de liderança da construtora. Hoje temos a possibilidade de gerar relatórios e disponibilizá-los online em um ambiente digital, permitindo o acompanhamento através  dos sistemas. 

Há possibilidade do envio de fotos, vídeos e outros elementos que possibilitam uma análise em tempo real e sem a necessidade de ir até o canteiro de obras ou empreendimento. 

Esses softwares são desenvolvidos especificamente para atender as demandas do segmento da construção civil, assim, permitindo que todas as informações sejam verificadas de modo rápido, fácil e analítico, promovendo mais agilidade no momento de tomar decisões. 

Manual interativo para o pós-obra


➤ Confira, na íntegra, o material que transformará o seu pós-obra. Revolucione!

Mais segurança nos processos 

Essa é umas das principais vantagens quando falamos em construção civil e os seus protocolos operacionais para a execução de uma obra. 

Já parou para pensar na quantidade de colaboradores que compõem a equipe? São diversas pessoas, das mais diferentes áreas, que precisam ter acesso ao canteiro de obras. 

Com a inclusão dos dispositivos móveis em campo, é possível perceber uma melhora significativa no quesito segurança e no controle das informações, dos dados e no cadastro de pessoas que estão autorizadas a acessar o canteiro de obras, assim, é possível evitar que pessoas que não devem estar ali tenham acesso ao espaço. 

Através destes dispositivos também existe a possibilidade do controle de segurança dos próprios funcionários, principalmente quando falamos da utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). 

A tecnologia proporciona mais segurança para os colaboradores, evitando acidentes de trabalhos, deste modo, a empresa também se torna mais segura para o trabalho.  

Os dispositivos móveis e o futuro da construção civil 

O futuro é sim tecnológico. Não temos como fugir dessa tendência tão real e que nos acompanha diariamente, no segmento da construção civil não poderia ser diferente. Veja como a PRM utiliza a tecnologia para dar boas-vindas aos seus novos clientes. 

Esse é um setor que movimenta números incríveis no nosso país, seja na geração de empregos, na participação da economia do Brasil e em diversos outros indicadores, como a sustentabilidade e o meio ambiente. Logo, é praticamente impossível que a construção civil não acompanhe a evolução tecnológica que alcança todos os setores, ao incluir sistemas e dispositivos de última geração nos canteiros de obra, a construção civil se mantém viva e aquecida. 

A tecnologia vem para organizar o trabalho e garantir que os prazos estabelecidos durante uma obra sejam cumpridos com maior fidelidade. As vantagens são inúmeras e a principal delas é a imagem corporativa da construtora, que passa a realizar entregas sem atraso e com maior qualidade, garantindo a satisfação do cliente final. 

Além do lucro, a empresa se torna mais agressiva e competitiva no mercado em que atua. Sendo assim, com base em todas as vantagens que descrevemos no decorrer desse blog, podemos afirmar tranquilamente que a tecnologia e a mobilidade já são o futuro da construção civil no Brasil e no mundo.

Quer saber como as nossas soluções podem transformar o seu pós-obra e trazer  muito mais dia a dia para o seu dia? Solicite uma demonstração gratuita!

Dispositivos Móveis na Construção Civil: 3 motivos para não deixar de usá-los

Leave a comment