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Inteligência de dados para um pós-obra eficiente

Inteligência de dados é como você usa seus dados para tomadas de decisões mais inteligentes. E essa estratégia, aplicada ao pós-obra pode levar a sua construtora a uma posição de destaque. Confira mais informações ao longo do texto.

Você já deve ter ouvido o ditado de que “contra dados não há argumentos”. E, de fato, essa afirmação carrega grande significado. Afinal, quando você tem acesso a informações cruciais sobre o perfil do seu cliente, esses dados podem ajudar em todas as etapas do seu processo de venda. E, no caso da construção, os dados podem ser cruciais para obter um pós-obra de sucesso, por longo tempo.

Grandes empresas como Google, Amazon, IBM, Spotify e Netflix usam os dados dos seus clientes e usuários para definir estratégias mais assertivas. Algumas delas são bem fáceis de perceber, e você já deve ter notado. Alguns exemplos são os casos de indicações de séries, filmes, músicas ou outros produtos, baseados no seu perfil de consumo.

Além disso, por mais que muitas dessas estratégias estejam profundamente enraizadas em nossas rotinas, a ponto de passarem quase imperceptíveis, há uma robusta estrutura de dados subjacente a cada uma delas.

talvez você esteja se perguntando, como exatamente utilizar a Inteligência de Dados para aprimorar o pós-obra?

Você pode aplicar essas mesmas estratégias, baseadas no perfil de consumo dos seus clientes, para tornar o pós-obra muito mais eficaz. A dica, nesse caso, é identificar quais são os maiores gargalos a sua construtora e então buscar as ações mais interessantes para resolver esses problemas.

Com base na nossa experiência de mercado, trouxemos alguns exemplos de como podemos usar inteligência de dados para tornar o pós-obra mais eficaz. Confira:

Inteligência de informações para reduzir o número de abertura de chamados

Através das ferramentas corretas, você consegue identificar o padrão de abertura de chamados dos seus clientes. Dados como: quais os sistemas construtivos relacionados ao número de ocorrências/ chamados mais solicitados.

Também é possível identificar o tipo de chamado e já sugerir informações que possam auxiliar para a sua compreensão ou correção, como: dados sobre garantia e ainda sugestões de materiais para correção do problema. Veja um exemplo simples de chamado, que pode ser facilmente solucionado:

    • Problema: mau cheiro no ralo da sacada
    • Solução: muitas vezes o mau cheiro pode ser solucionado com um pequeno ajuste no sifão. Nesse caso, ao usar descrições simples e algumas fotos ou vídeo, o próprio cliente seria totalmente capaz de resolver o problema.

Gestão de Manutenções

Outro fator que consome considerável tempo e recursos financeiros das construtoras são as manutenções que demandam visitas em campo.

Para aprimorar a eficiência da equipe durante esses atendimentos, é possível utilizar informações complementares, como fotos, vídeos e uma descrição mais detalhada do problema. Desta forma, quando o responsável pela manutenção chegar ao local, terá acesso a todas as informações pré-estabelecidas, resultando em uma otimização considerável do tempo de visita.

Estes são apenas alguns exemplos. Explore outros benefícios de implementar a inteligência de dados no pós-obra:

Estratégias

As estratégias mais assertivas são aquelas embasadas em dados. Reconhecer o perfil do seu cliente, incluindo a forma como ele usa os dados que a sua construtora oferece para ele, pode trazer insights poderosos para o time de vendas.

Isso ocorre porque, ao identificar a maneira como você se relaciona com seus empreendimentos, você pode usar os pontos-chave dessa relação como gatilhos para encantar e atrair outros clientes que tenham o mesmo perfil.

Inovação

Há ainda o fato de que as pessoas buscam por novidades, todos os dias. E, não pense que seu cliente não é uma dessas pessoas. Segundo pesquisa recente do Google, são feitas bilhões de pesquisas todos os dias, e 15% dessas consultas são aquelas que não vimos antes.

Isso implica que o seu cliente está em busca de soluções inovadoras. Além disso, é crucial lembrar que inovar não se restringe a apenas criar algo novo no mercado, mas a desenvolver soluções mais eficientes para problemas já amplamente reconhecidos.

Confira alguns exemplos de soluções inovadoras que podem ser facilmente aplicadas ao seu pós-obra, se você utilizar as ferramentas corretas:

    • Manual do condomínio e do proprietário inovador e interativo, com fotos, vídeos, 100% digital e customizado;
    • Dados de acesso dos seus clientes, incluindo as páginas que eles mais acessam, os tipos de materiais mais vistos e aquelas nunca acessados;
    • Interações dos clientes com as atualizações da construtora, novas fotos ou vídeos do empreendimento (mesmo os que estão ainda em construção), informações sobre novas unidades ou novos empreendimentos;
    • Acompanhamento online, 100% digital, das atividades de manutenção preventiva ou assistência técnica que estão sendo realizadas no empreendimento;
    • E muitas outras informações!

Competitividade

Na realidade, as empresas que permanecem no mercado por períodos mais longos e de forma saudável são aquelas que estão constantemente inovando. Se o seu público está em busca de novidades, é crucial que sua construtora mantenha sua competitividade.

Portanto, o uso de dados conhecidos – baseados no perfil de seus clientes – pode ser um passo vital para manter a competitividade de sua construtora no mercado.

Metrificação

A metrificação é uma das bases para uma estratégia inteligente. A Inteligência de dados permite que a sua construtora consiga metrificar alguns dados preciosos a respeito do engajamento do seu cliente. Muitos desses dados podem servir, inclusive, como embasamento legal para uso da construtora, caso necessário.

Isso porque, através de relatórios de uso, é possível verificar se o cliente recebeu as notificações necessárias, a respeito de manutenções preventivas, por exemplo. Além disso, é possível verificar também o acesso desses clientes a outras informações relativas à boa utilização dos sistemas construtivos.

Sua Construtora é Data-driven?

A cultura data-driven está cada vez mais inserida no mercado, em todos os setores! Consiste, basicamente, em definir decisões estratégicas embasadas em dados.

A sua construtora está pronta para se tornar uma Construtora data-driven e se destacar no mercado?

Nós podemos te ajudar a tornar isso possível! Entre em contato com a gente pela opção de contato no nosso site ou através do whatsapp: +55 48 9886-47995e nós te mostraremos como essas estratégias podem ser aplicadas à sua construtora.

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