Manual Interativo x Manual Tradicional (PDF e Online) compare os benefícios

O manual interativo é um modelo de conteúdo que proporciona leitura dinâmica e maior interatividade do usuário.

Mas, para tornar a sua construtora realmente digital, você precisa mais do que disponibilizar os manuais (Manual do Condomínio e Manual do Proprietário) em formato PDF ou arquivo online.

Por isso, desenvolvemos esse conteúdo completo, para você comparar as principais diferenças entre manuais interativos e manuais tradicionais. E ainda, o porquê do manual interativo ser muito mais eficiente para o pós-obra. Confira!

Os problemas atuais das Construtoras e Incorporadoras

A elaboração de manuais é onerosa, tanto em recursos de tempo quanto financeiros, uma vez que os manuais costumam ser elaborados pelo engenheiro responsável pelo empreendimento.

Além disso, os conteúdos oferecidos atualmente – pela maioria das construtoras – é aquele tradicional formato PDF ou até mesmo impresso. Esses modelos são ineficazes porque não engajam os usuários, parte por sua falta de interatividade, parte pela dificuldade que apresentam para encontrar informações de forma rápida.

Outro problema comum quando o assunto é pós-obra, é a falta de conhecimento dos usuários (Síndicos e Proprietários) que acaba gerando outros diversos problemas, entre eles o aumento dos conflitos no relacionamento entre cliente e construtora.

Além de todos esses problemas, o mercado de pós-obra tem ainda a necessidade de educar os usuários. Diferente do mercado automobilístico em que a manutenção preventiva já está bem inserida na rotina das marcas e usuários, o mercado imobiliário ainda está em fase de maturação, nesse aspecto. É necessário educar os usuários para que entendam a importância das manutenções preventivas e cuidados com seus imóveis.

Impacto direto dos manuais para as Construtoras e Incorporadoras

O que algumas construtoras não se dão conta é sobre os reais impactos que os manuais podem causar, especialmente no pós-obra. Confira alguns deles:

    • Imagem da Empresa: a organização e apresentação do seu manual pode interferir diretamente na imagem que o cliente terá da sua construtora. Os manuais interativos permitem que as informações sejam melhor apresentadas, maior organização e facilidade de busca das informações. Além disso, o manual digital interativo permite que sua construtora se diferencie das demais no que diz respeito à inovação e modernidade.

    • Relacionamento com o cliente: clientes bem informados são clientes satisfeitos! É importante que o seu cliente possua fácil acesso às informações. Os manuais interativos permitem que, através da gestão da informação, sua construtora mantenha o bom relacionamento com seus clientes. Afinal, eles estarão a par de todas as manutenções do empreendimento e, ainda, serão atualizados sempre que algo mudar.

  • Assistência Técnica: chamados e atendimentos indevidos, que levante a mão a construtora que nunca passou por isso! Conhecemos o mercado e sabemos que esse é um grande problema para as construtoras, porque demanda tempo e mão de obra qualificada para atender – muitas vezes – chamados abertos indevidamente.

Manter as informações claras e à disposição dos seus clientes, permite que ele tenha um canal direto para tirar dúvidas, sem a necessidade de entrar em contato com a construtora.

Manual Interativo x Manual Tradicional

Para facilitar a comparação, separamos alguns dos principais aspectos relacionados ao engajamento dos clientes quando o assunto é manual. Compare:

Saiba mais sobre cada um dos itens:

Leitura dinâmica e rapidez na busca de informações e documentos é uma das características do Customer Experience (experiência do usuário) e, por isso, está presente somente no formato de manual interativo. Essas características permitem maior engajamento do usuário com a leitura, informações mais ricas e legíveis e melhor navegabilidade.

O uso de recursos visuais também é mais eficiente nos manuais interativos, uma vez que esse formato permite também a utilização de vídeos. Já os manuais tradicionais permitem apenas o uso de imagens simples. E, como sabemos, os conteúdos de vídeo engajam muito mais do que textos e imagens.

O manual interativo permite manter as Informações Centralizadas. Permite a organização de fornecedores, componentes, sistemas construtivos e notas, tudo em uma só plataforma, sem a necessidade de recorrer a planilhas ou outros recursos.

Um dos maiores problemas dos manuais tradicionais, especialmente aqueles que são impressos, é a dificuldade de atualização. Os manuais interativos permitem a atualização em tempo real, de qualquer informação, incluindo informações sobre as manutenções – o coração do pós-obra.

Dados de uso e Relatórios são importantes fatores para decisões estratégicas. O manual interativo permite que você tenha total controle sobre os principais dados relacionados ao uso dos seus manuais, incluindo tempo de uso dos usuários, acessos, pesquisas mais recorrentes e outras informações.

Esse controle sobre o manual possibilita também maior respaldo jurídico para a construtora, com informações detalhadas de garantias, o que fazer e não fazer, manutenções preventivas e possibilidade de comprovação de que o conteúdo foi entregue ao usuário.

Leia também: Customer experience no pós-obra: o que é e quais os benefícios?

Quer saber mais?

Aqui na Predialize garantimos rapidez na confecção dos manuais, conhecimento técnico e prático de engenharia civil aplicados na elaboração do manual.

Quer saber mais sobre o nosso digital interativo e seus benefícios para o pós-obra? Chama a gente pela opção de contato no nosso site ou através do whatsapp: +55 48 9192-7419.

Leave a comment