Construção civil 2020: tendências e dados estatísticos

Chegamos à metade do ano e achamos que vale fazer um balanço da construção civil 2020, quais as tendências que se concretizaram, quais as que ainda estão em desenvolvimento e um pouco sobre estatística. Acompanhe com a gente 🙂

A estimativa era de que o mercado da Construção Civil mostrasse um aumento de pelo menos 3% em 2020, o que representaria em torno de 200 mil novos empregos na área. No entanto, logo nos primeiros meses do ano, a chegada da pandemia mudou esse cenário, e o mercado não conseguiu manter o crescimento que havia tendo desde o início de 2019.

Segundo relatório da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) do primeiro trimestre de 2020, embora o número de lançamentos tenha tido queda se comparado ao mesmo período de 2019, o número de vendas aumentou. Confira:

Construção civil 2020: tendências e dados estatísticos

Fonte: http://www.cbicdados.com.br/menu/mercado-imobiliario/indicadores-imobiliarios-nacionais , acesso: 08/07/20

Mas, algo que temos percebido é que muitas Construtoras e Incorporadoras estão focando suas energias quase que totalmente em vendas e se esquecem de algo que é tão importante: manter o nome da marca positivo no mercado e o engajamento dos seus clientes e usuários.

Por isso, vamos abordar nesse texto, algumas das principais tendências para a Construção Civil e como a sua Construtora pode beneficiar-se delas.

Transformação Digital

Uma das líderes mundiais no mercado de consultoria empresarial, a americana McKinsey & Company afirma que o setor da construção civil ainda é um dos menos digitais, ficando atrás somente dos setores de agricultura e caça.

Mas, felizmente, isso está mudando. O uso de tecnologias digitais para este segmento, está em plena ascensão! Você já deve ter percebido que muito tem se falado em transformação digital para a construção civil.

Ainda assim, percebemos que as construtoras abordam sempre os mesmos temas, entre eles: inteligência artificial, realidade virtual e IoT (Internet das Coisas), por exemplo. E, embora sejam assuntos altamente relevantes, elas acabam esquecendo de algo ainda mais importante: a preocupação com os seus clientes.

Isso fica mais evidente durante o pós-obra, momento em que o cliente tem ainda mais contato com a construtora.

Tecnologia como aliada no pós-obra

As equipes de Qualidade e Assistência Técnica sempre sofrem para manter todas as informações atualizadas, vivem dependentes de várias planilhas e dados não centralizados. E, em meio a isso, ainda têm de lidar (muitas vezes) com o relacionamento com os clientes da construtora, sejam proprietários, condomínios ou síndicos.

Por isso, encontrar ferramentas que auxiliem na gestão das informações e favoreçam a diminuição dos chamados indevidos, não é apenas necessário, como essencial para a saúde da sua marca.

E, se você ainda não se convenceu da importância do relacionamento com os seus clientes no pós-obra, aí vão alguns motivos, contemplados pelas nossas tecnologias aqui da PREDIALIZE:

  • Fornecer uma nova experiência para educar e engajar proprietários e síndicos no consumo de informações de ativos imobiliários.

  • Agregar qualidade à imagem das incorporadoras e construtoras, através da promoção espontânea feita por clientes mais satisfeitos.

  • Melhorar o relacionamento com seus clientes fornecendo uma melhor experiência através da inteligência de dados para reduzir custos no pós-obra. Reduzindo, também a abertura de chamados indevidos, através de um ambiente único em que o cliente pode tirar todas as suas dúvidas.

E, para que isso seja possível, a tecnologia é uma grande aliada! Confira o que diz o nosso cliente Pedra Branca:

“Uma experiência muito agradável e produtiva estes meses de trabalho entre Pedra Branca e Predialize para elaboração do nosso manual interativo. Partimos de um desafio grande pelo fato de pouco prazo que tínhamos e também de termos um documento praticamente pronto. Em todos os momentos a equipe da Predialize se mostrou disponível para facilitar o processo e evitar retrabalhos para nossa equipe de engenharia, além de demonstrar uma inquietude com relação a melhorias contínuas. Nesta oportunidade pude conhecer o DNA de uma empresa que tem um valor muito forte da Pedra Branca “Acreditamos que é sempre possível fazer melhor” e com isso estaremos juntos em busca de novos produtos que possam agregar a visão da jornada do cliente no momento pós obra de forma didática e integrada. Estamos dispostos a caminhar juntos nesta jornada.”

Atendimento virtual: o cliente no centro

O seu cliente é o real motivo do seu sucesso! Afinal, se não tem cliente não tem venda, se não tem venda não entra dinheiro e por aí vai.

E você já parou para pensar que muitos passos dos seus clientes, até chegarem à compra, foram digitais? Pense na jornada que ele precisa fazer até a venda: visitar o seu site ou site de uma imobiliária, falar com um corretor e aí receber mais informações (na maioria das vezes pelo celular), simulação de crédito, comparação com outros empreendimentos… A jornada do seu cliente é online!

Não pense que esse atendimento é diferente ou menos importante no pós-obra. Ele é igualmente ou ainda mais importante, pois permite que o seu cliente fique satisfeito com o seu atendimento e os serviços que sua construtora oferece. E, como já falamos anteriormente, um cliente satisfeito pode indicar sua empresa para aproximadamente 3 pessoas, enquanto um cliente insatisfeito pode denegrir a sua imagem para pelo menos outras 11 pessoas.

Por isso, procure soluções que contribuam para manter o bom relacionamento com os seus clientes e que favoreçam as suas experiências enquanto usuários.

Além disso, é importante que a sua construtora disponibilize um canal centralizado para informações relevantes aos seus clientes. Desta forma, eles podem entender melhor suas responsabilidades e encontrar facilmente informações sobre produtos, fornecedores e projetos.

Essa clareza de informações é fundamental para que haja maior engajamento desses clientes, bem como maior clareza na abertura de chamados de assistência técnica, tornando esses chamados mais eficientes e permitindo que haja redução no custo de atendimento para sua construtora. E uma ótima forma de conseguir possibilitar isso é através do uso do App Manual Interativo.

Venda online para varejistas da construção

Em diversas regiões do país o setor da construção civil foi considerado uma atividade essencial e, por isso, poucas lojas de varejo para construção ficaram totalmente fechadas durante o período de pandemia (que ainda é realidade).

O que se percebeu, no entanto, foi um grande boom em atendimentos e vendas realizadas através de telefone e por whatsapp. Essa vendas eram, quase que totalmente, realizadas de forma presencial antes da pandemia.

O grupo criador do programa “Juntos somos Mais”, que conta com mais de 75 mil varejistas e mais de 20 grandes empresas do setor da construção, divulgou uma pesquisa que aponta que 86,3% dos proprietários de lojas de materiais de construção acreditam que vão passar pela crise da pandemia sem maiores problemas (pesquisa realizada com 1.456 proprietários de todo o Brasil entre os dias 12 e 16 junho de 2020).

“A construção civil passou cinco anos com decréscimo do PIB e o varejo aprendeu a viver na crise, tornando-o mais preparado para enfrentar esse momento. Há muita resiliência e criatividade no setor, mas há muito ainda o que fazer, especialmente na digitalização do varejo”, comentou Antônio Serrano, CEO da Juntos Somos Mais em um artigo.

Quer saber mais? Então, vamos conversar!

Então, fica a reflexão: de todos esses aspectos citados ao longo do texto, quais deles já são realidade para a sua construtora e quais ainda precisam ser melhorados?

Quer saber mais sobre as nossas soluções e seus benefícios para o pós-obra? Chama a gente pela opção de contato no nosso site ou através do whatsapp: +55 48 9192-7419.

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