Melhore a gestão de garantias da sua Construtora

A gestão de garantias é uma das partes mais importantes do pós-obra, afinal, adquirir a casa própria faz parte da idealização de vida da maioria dos brasileiros, e é necessário muito cuidado por parte da construtora responsável, para que tudo seja ainda mais especial.

Neste texto, você verá:

  • O que diz o Código Civil sobre a gestão de garantias de imóveis;
  • Como uma boa gestão de garantias pode impactar o crescimento da sua Empresa;
  • Dicas para realizar uma gestão de garantias assertiva e satisfatória para o seu cliente;
  • A importância do Manual do Proprietário na gestão de garantias.

Continue acompanhando!

O que diz a lei sobre o período de garantia de imóveis?

A garantia dada para quem compra um imóvel está prevista desde 1916, mas em 2002, a reforma que o Código Civil sofreu trouxe uma proteção maior para as construtoras. Enquanto a lei de 1916 previa 20 anos de garantia contra defeitos aparentes e não aparentes, a lei atual prevê apenas cinco anos para imóveis novos e usados.

Entretanto, é possível estender esse prazo, caso o proprietário do imóvel consiga comprovar judicialmente a existência de um defeito grave que afete a segurança e a solidez da propriedade.

Como uma boa gestão de garantias pode impactar o crescimento da sua Empresa

Em uma pesquisa realizada pela Deloitte, 44% dos entrevistados deixam de comprar um imóvel pela imagem negativa da construtora e 34% pela falta de confiança no atendimento.  

Ou seja, o setor de relacionamento com o cliente pode gerar mais vendas ou perder potenciais clientes caso não seja um setor com atendimento de qualidade, o que está diretamente ligado à inovação, tecnologia e pessoas capacitadas.

A gestão de garantia também está interligada à venda do imóvel, portanto, agir de maneira inovadora para permanecer sempre próximo dos seus clientes, e tornar as experiências ainda melhores é tornar-se mais competitivo no mercado e agregar valor a sua marca.

Através do App Web Predialize, é possível acompanhar as garantias através de Prazos ou dos Sistemas, confira na animação abaixo:

Dicas para realizar uma gestão de garantias assertiva e satisfatória para o seu cliente

Ter um processo bem estruturado de atendimento e reparos dos itens em garantia é a chave principal para garantir a satisfação dos seus clientes. Veja as nossas dicas para realizar uma gestão de garantia assertiva e satisfatória:

  • Estipule canais de atendimento: você já sabe onde vai centralizar os chamados dos seus clientes?
    Na era dos dados, organização é fundamental, principalmente se você visa escalabilidade, será quase impossível organizar de forma manual o atendimento de todas as solicitações recebidas. Portanto, invista em tecnologia, garanta uma plataforma de qualidade que comporte todos os chamados de forma ágil e organizada para você. E, além disso, que mantenha o seu cliente atualizado sobre o status de atendimento do chamado;
  • Tenha uma equipe de assistência técnica de confiança: utilizando a plataforma certa, você conseguirá distribuir adequadamente os chamados recebidos para que a equipe de assistência técnica responsável realize a visita ao cliente e efetue o diagnóstico da ocorrência;
  • Faça análise de dados: é importante que você faça um levantamento dos chamados mais comuns recebidos e trabalhe na prevenção das ocorrências. Além disso, é incomum que existam muitos chamados indevidos, demandando tempo e mão de obra qualificada para atendimento, o que  impacta em custos para a construtora. Portanto, manter as informações claras e à disposição dos seus clientes permite que ele tenha um canal direto para tirar dúvidas, sem a necessidade de entrar em contato com a construtora.

A importância do Manual do Proprietário na gestão da garantias

Existem dois documentos principais que são essenciais para assegurar a construtora durante o período de garantia dos imóveis: o manual do proprietário e o habite-se.

Veja a função legal que eles acabam desempenhando:

  • Manual do Proprietário: este documento contém informações importantes sobre a propriedade e instruções de verificações e manutenção, quase como um guia completo de cuidados com o imóvel. Incluindo, inclusive a opção de gestão de garantias de fácil acesso para o cliente. 

    Disponibilizar o manual do proprietário é uma obrigação das construtoras e incorporadoras. Se produzido de uma forma diferenciada e interativa, além de tornar a sua empresa mais próxima do cliente, ainda garantirá respaldo jurídico contra processos de má-fé ou negligência, afinal, é por meio deste documento que a construtora pode apresentar claramente as atitudes que podem acarretar na perda de garantia ou até em riscos para as instalações;
  • Habite-se: esse documento é emitido pela prefeitura após a finalização da obra, para certificar e assegurar que o imóvel está pronto e pode ser habitado com segurança pelos futuros compradores. Sem o habite-se, a obra ainda é considerada irregular, o que pode gerar problemas para o dono do imóvel na hora de solicitar qualquer tipo de garantia junto à construtora.É necessário, ainda, o Habite-se e a Vistoria realizados pelo Corpo de Bombeiros do estado e cidade em que o empreendimento se encontra. Este também é um documento obrigatório para a entrega do empreendimento e permite, ainda, que sejam verificadas questões relacionadas à segurança, estrutura para prevenção de sinistros e outros fatores que permitam garantir a segurança do empreendimento e de seus moradores.

Confira neste link  quais os documentos que a construtora precisa entregar.

Conheça o App Web Digital 

O App Web Digital possui inúmeras funcionalidades para transformar a experiência dos seus usuários, pensado de ponta a ponta para tornar o relacionamento pós-obras o mais tranquilo e satisfatório, tanto para a Construtora quanto para os clientes.

Dentre as funcionalidades do App, temos:

  1. Manutenções Preventivas: Plano de manutenções preventivas, de fácil leitura com listagem completa e filtros para facilitar sua visualização. Além disso, serão disponibilizados vídeos educativos do youtube ou fotos sobre alguns sistemas de manutenção e uso.
  2. Gestão de garantias: Conteúdo completo com as condições gerais de garantias do empreendimento e unidades, responsabilidades e a lista completa com prazos e sistemas contemplados. Contando ainda com notificações ao condomínio acerca da finalização dos prazos de garantia de cada sistema construtivo, o que torna a comunicação mais transparente e evita conflitos entre síndicos e construtoras
  3. Sistemas de Manutenção e Uso: Lista completa de todos os sistemas construtivos do empreendimento, com detalhamento de seus produtos, fornecedores, manutenções preventivas, garantias e cuidados de uso. Utiliza diversos recursos de vídeos e imagens para tornar a leitura mais dinâmica e agradável.
  4. Memorial Descritivo: Dossiê completo das áreas comuns e das unidades contendo seus produtos, sistemas, locais fornecedores e muito mais.
  5. Contatos e Fornecedores: Usuários do Manual Interativo possuem acesso aos contatos de fornecedores e prestadores de serviço, que pode ser realizada de forma rápida e eficiente. O usuário poderá, ainda, detalhar o contato desejado para visualizar telefones e outras informações necessárias. 
  6. Lista de Materiais e Equipamentos: Consulta facilitada de detalhes técnicos e garantias, para usuários que estejam mais interessados nas especificações dos materiais e equipamentos utilizados no empreendimento.
  7. Detalhamento de Itens: A clareza e o detalhamento de informações são essenciais para ter um manual relevante. Como já falamos várias vezes aqui no nosso blog, modelos em pdf ou impressos têm restrições quanto à forma de disponibilização destas informações. 

Por isso, além da organização textual oferecida, o manual elaborado pela Predialize contará com vídeos para o esclarecimento de dúvidas plausíveis, assim como fotos para ilustrar da melhor forma possível o item detalhado ou informações relevantes sobre o empreendimento ou unidade. 

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Para entrar em contato conosco basta clicar aqui e enviar uma mensagem, ou através do número: (48) 9 9192-7419. Acompanhe nossas redes sociais: Instagram e LinkedIn.

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