5 dicas: o que não pode faltar na sua gestão do pós-obra

A gestão do pós-obra abrange todas as etapas que acontecem após a entrega do empreendimento. E se engana quem pensa que essa é uma tarefa fácil!

Para algumas construtoras, outros agravantes como falta de organização e problemas com a imagem da marca, podem tornar esse período ainda mais exaustivo.

E, como o pós-obra será realidade por um longo período, vale tomar alguns cuidados para tornar esse processo um pouco mais tranquilo. Não é mesmo?

Confira as 5 dicas que separamos sobre o que não pode faltar na sua gestão do pós-obra:

1. Qualidade associada à imagem da empresa

O cuidado com a credibilidade da sua empresa no mercado é um item indispensável em todo o processo de construção e, especialmente, no pós-obra.

E, para garantir a divulgação eficiente e qualidade da imagem da sua construtora, é necessário mostrar aos seus usuários:

    • A eficiência da sua empresa para respostas, soluções de problemas e atualização de informações;

    • Posicionamento tecnológico, através de soluções inovadoras, com foco em manter a boa experiência do cliente durante todo o pós-obra;

    • A credibilidade das informações é outro fator essencial para a imagem da sua construtora. Deixar o cliente a par de manutenções preventivas, durante o pós-obra, pode ser uma boa maneira de iniciar um relacionamento.

2. Bom relacionamento com os Clientes

Manter o bom relacionamento com os clientes é um dos grandes segredos do pós-obra eficaz.

E, para que isso seja possível, apostar na Experiência do Cliente (Customer Experience) é, certamente um grande diferencial. Afinal, quanto mais engajado o seu usuário estiver, mais estreito tende a ser o relacionamento dele com a sua marca.

3. Suporte às Decisões Estratégicas

Boas decisões estratégicas só podem ser tomadas se embasadas em dados. E, sempre que possível, dados reais da sua construtora. Por isso, certifique-se de contar com soluções que trabalhem ao seu favor.

Possuir dados e indicadores sobre o comportamento dos seus clientes pode auxiliar, inclusive, em vendas futuras, de outros empreendimentos, por exemplo.

Outro fator importante é que os dados obtidos também podem ser utilizados como respaldo jurídico a favor da construtora, caso necessário.

4. Gestão e centralização das Informações

A informação é uma aliada poderosa! E o primeiro passo para manter o bom relacionamento com os clientes é mantê-los informados, a par do que acontece no condomínio.

Sejam eles síndicos ou proprietários, é imprescindível que estejam cientes de todas as informações sobre o condomínio ou imóveis, para os casos de possíveis alterações de estrutura (furos em paredes, decorações, e outros).

Já para os casos de manutenções preventivas, por exemplo, podem ser disponibilizadas para os usuários (síndicos e proprietários), as informações sobre período da manutenção e o trabalho realizado na mesma.

E, tome cuidado: é importante centralizar as informações! Dessa forma você garante melhor gestão das informações e permite que o usuário tenha um único canal para procurar (e de preferência encontrar) todas as informações desejadas.

Por fim, sabemos que na gestão do pós-obra nem todas as garantias possuem o mesmo período de vigência. Mas, o seu usuário sabe disso? Procure manter as informações claras para o seu cliente.

5. Tecnologia e Inovação

O mercado da construção civil ainda é carente de novas tecnologias. Por isso, as construtoras e incorporadoras que decidem adquirir soluções inovadoras e tecnológicas acabam se destacando das demais.

Vivemos em um mundo tecnológico. O seu cliente é tecnológico. Então permita que ele continue tendo as facilidades da tecnologia inclusive no relacionamento com a sua empresa.

Algumas construtoras disponibilizam os seus manuais de forma online e usam isso para dizerem que são inovadoras. Mas, sabemos que para ser inovador é necessário mais que isso, não é mesmo?

Inovar é encontrar novas maneiras de resolver problemas. Por isso, procure novas maneiras de resolver os seus problemas.

Dica: Que tal começar pelos manuais de condomínio e proprietário? 🙂 Confira esse texto completo sobre manuais interativos e compare com os manuais tradicionais! Você vai se surpreender.

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