Inteligência de dados é como você usa seus dados para tomadas de decisões mais inteligentes. E essa estratégia, aplicar a inteligência de dados pós-obra pode levar a sua construtora a uma posição de destaque. Confira mais informações ao longo do texto.
Você já deve ter ouvido o ditado de que “contra dados não há argumentos”. E, de fato, essa afirmação carrega grande significado. Afinal, quando você conhece exatamente as características do seu cliente e alinha as estratégias no processo, a venda se torna fácil.
Agora, falando de construção civil e inteligência de dados pós-obra, imagine as melhorias em termos de qualidade nas suas obras futuras? Ou seja, um pós-obra de sucesso, gera por consequência uma melhoria contínua na qualidade dos empreendimentos e na reputação da construtora.
Grandes empresas como Google, Amazon, IBM, Spotify e Netflix usam os dados dos seus clientes e usuários para definir estratégias mais assertivas. Alguns exemplos são os casos de indicações de séries, filmes, músicas ou outros produtos, baseados no seu perfil de consumo.
como extrair Inteligência de Dados pós-obra?
Você pode aplicar essas mesmas estratégias, baseadas no perfil de consumo dos seus clientes, para tornar o pós-obra muito mais eficaz. A dica, nesse caso, é identificar quais são os maiores gargalos a sua construtora e então buscar as ações mais interessantes para resolver esses problemas.
Com base na nossa experiência de mercado, trouxemos alguns exemplos de como podemos usar inteligência de dados para tornar o pós-obra mais eficaz. Confira:
Inteligência de informações para reduzir o número de abertura de chamados
Através das ferramentas corretas, você consegue identificar o padrão de abertura de chamados dos seus clientes. Dados como: quais os sistemas construtivos relacionados ao número de ocorrências/ chamados mais solicitados. Você pode realizar estes levantamos por meio de planilha ou utilizar uma plataforma tecnológica integrada de soluções pós-obra. A Predialize além de integrar a abertura dos chamados de assistência técnica aos prazos de garantias do Manual do Proprietário também gera uma série de indicadores estratégicos como a identificação de patologias por sistemas construtivos.
Também é possível identificar o tipo de chamado e já sugerir informações que possam auxiliar para a sua compreensão ou correção, como: dados sobre garantia e ainda sugestões de materiais para correção do problema. Veja um exemplo simples de chamado, que pode ser facilmente solucionado:
- Problema: mau cheiro no ralo da sacada
- Solução: muitas vezes o mau cheiro pode ser solucionado com um pequeno ajuste no sifão. Nesse caso, ao usar descrições simples e algumas fotos ou vídeo, o próprio cliente seria totalmente capaz de resolver o problema.
Gestão de Manutenções e a inteligência de dados pós-obra
Outro fator que consome considerável tempo e recursos financeiros das construtoras são as manutenções que demandam visitas em campo. Dessa forma, para aprimorar a eficiência da equipe, é possível utilizar informações complementares, como fotos, vídeos e uma descrição mais detalhada do problema.
Logo, quando o responsável pela manutenção chegar ao local, terá acesso a todas as informações pré-estabelecidas, resultando em uma otimização considerável do tempo de visita. Agora, imagine ao longo do tempo a inteligência aplicada aos custos de execução das manutenções preventivas em edificações com determinadas características e localizações?
Entretanto, estes são apenas alguns exemplos. Explore outros benefícios de implementar a inteligência de dados no pós-obra:
Estratégias de melhoria contínua
As estratégias mais assertivas são aquelas embasadas em dados. Reconhecer o perfil do seu cliente, incluindo a forma como ele usa os dados que a sua construtora oferece para ele, pode trazer insights poderosos para o time de vendas.
Isso ocorre porque, ao identificar a maneira como você se relaciona com seus empreendimentos, você pode usar os pontos chave dessa relação como gatilhos para encantar e atrair outros clientes que tenham o mesmo perfil.
Com a inteligência de dados pós-obra é possível reavaliar fornecedores de materiais, sistemas construtivos e prestadores de serviços para as futuras obras. Construtoras e incorporadoras podem evitar desperdícios de tempo e maus investimentos em recursos financeiros. Ou seja, a cada nova obra, mais qualidade e maior lucratividade.
Inovação
Há ainda o fato de que as pessoas buscam por novidades, todos os dias. E, não pense que seu cliente não é uma dessas pessoas. Segundo pesquisa recente do Google, são feitas bilhões de pesquisas todos os dias, e 15% dessas consultas são aquelas que não vimos antes.
Isso implica que o seu cliente está em busca de soluções inovadoras. Além disso, é crucial lembrar que inovar não se restringe a apenas criar algo novo no mercado, mas a desenvolver soluções mais eficientes para problemas já amplamente reconhecidos.
Confira alguns exemplos de soluções inovadoras que podem ser facilmente aplicadas ao seu pós-obra, se você utilizar as ferramentas corretas:
- Manual do condomínio e do proprietário inovador e interativo, com fotos, vídeos, 100% digital e customizado;
- Dados de acesso dos seus clientes, incluindo as páginas que eles mais acessam, os tipos de materiais mais vistos e aquelas nunca acessados;
- Interações dos clientes com as atualizações da construtora, novas fotos ou vídeos do empreendimento (mesmo os que estão ainda em construção), informações sobre novas unidades ou novos empreendimentos;
- Acompanhamento online, 100% digital, das atividades de manutenção preventiva ou assistência técnica que estão sendo realizadas no empreendimento;
- E muitas outras informações!
Competitividade
Na realidade, as empresas que permanecem no mercado por períodos mais longos e de forma saudável são aquelas que estão constantemente inovando. Se o seu público está em busca de novidades, é crucial que sua construtora mantenha sua competitividade.
Portanto, o uso de dados conhecidos – baseados no perfil de seus clientes – pode ser um passo vital para manter a competitividade de sua construtora no mercado.
Metrificação
A metrificação é uma das bases para uma estratégia inteligente. A Inteligência de dados permite que a sua construtora consiga metrificar alguns dados preciosos a respeito do engajamento do seu cliente. Muitos desses dados podem servir, inclusive, como embasamento legal para uso da construtora, caso necessário.
Isso porque, através de relatórios de uso, é possível verificar se o cliente recebeu as notificações necessárias, a respeito de manutenções preventivas, por exemplo. Além disso, é possível verificar também o acesso desses clientes a outras informações relativas à boa utilização dos sistemas construtivos.
Cultura data-driven e a construção civil
Ter uma “cultura data-driven” significa colocar os dados no centro da tomada de decisões, afinal, quanto mais informações você tiver em mãos, e quanto mais detalhadas forem essas informações, mais eficiente e assertivo será o processo decisório.
Isso porque os números são capazes de retratar com rigor interações e relações de causa e efeito, tanto internamente, quanto da empresa com o mercado e com o consumidor.
Já pensou que incrível você conseguir prever uma tendência de mercado e gerar insights valiosos? Além disso, uma cultura data-driven permite a você gerar uma experiência ainda mais valiosa aos seus clientes, através de uma relação personalizada e extremamente pessoal, aplicando um olhar humanizado aos seus dados.
Essas não são apenas habilidades do futuro. São habilidades reais e atuais.
como ser uma construtora data-driven
O mercado imobiliário respira inovação, e precisa estar sempre de olho no futuro. Portanto, nesse ramo, o papel da pesquisa de mercado é de suma importância. Entretanto, há construtoras em diferentes níveis de maturidade de dados, mas decidir iniciar a jornada da construtora data-driven já é um grande passo.
Se pudéssemos resumir essa jornada, teríamos seis passos:
1 – DEFINIÇÃO DE OBJETIVOS
O que a sua construtora data-driven espera atingir com os dados que vai coletar, a médio e longo prazo: Vender mais? Construir mais? Diminuir custos? Reduzir chamados indevidos?
2 – PLANEJAMENTO
O que você irá precisar para alcançar os objetivos? Que tipo de ferramentas, e sistemas de gestão você utiliza hoje e que são eficazes ou quais deles precisam melhorar? Máquinas para armazenar os dados? Como mudar a cultura? Quais custos terá? Onde posso obter os dados que preciso? Como vou trabalhá-los?
É nessa etapa que uma boa consultoria pode te ajudar. Aqui na Predialize, nosso vasto conhecimento técnico em análise de dados e em pós-obra permite que desenvolvamos tecnologias que entendem os seus desafios e forneçam tudo o que você precisa em um só lugar, do momento da venda do imóvel, até o término das garantias.
3- coleta e inteligência de dados
Aqui é onde começa, de fato, a ser colocada em prática a cultura data driven: hora de coletar dados, seja por fontes externas ou aqueles gerados pela sua própria empresa.
Portanto, saber analisar os dados é o que fará toda a diferença. É a partir daqui que a sua equipe deverá transformar os dados em relatórios, gráficos e insights que geram ideias e ações para alcançar os objetivos desejados. Alguns aplicativos podem facilitar esse processo de comunicação e gerenciamento de projetos para a construção civil. Além de integrar a maioria dos dados, facilita o treinamento das equipes e a transição cultural para que consigam ser gestores que amam trabalhar com dados. Faça um teste no aplicativo da Predialize.
4- ações
A partir dos relatórios e insights gerados pela análise dos dados que sua equipe fez, é que serão estipuladas as ações, sem perder de vista os objetivos definidos no primeiro passo.
5- mensuração dos resultados
É de extrema importância acompanhar de perto as ações executadas para saber se estão dando resultados e, ainda, definir quais os pontos que podem ser melhorados.
AUTOMATIZAÇÃO E INTELIGÊNCIA DE DADOS PÓS-OBRA
A Predialize é uma plataforma que integra soluções em gestão pós-obra de construtoras de incorporadoras. Saiba mais >