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Gestão pós construção: Maiores preocupações das construtoras

O gestão do atendimento pós construção de construtora e incorporadoras aos clientes finais pode ser bastante desafiadora. Neste texto vamos abordar a importância de se realizar uma gestão pós-obra alinhando necessidades das construtoras e seus clientes. No Brasil, estima-se que as construtoras gastam em média 1,5 % do Valor Geral de Vendas (VGV) em custos com a gestão pós construção. Além dos custos, vale ressaltar que, muitas vezes, as relações entre construtora e novos proprietários pode se desgastada.

O QUE A NOSSA EXPERIÊNCIA MOSTRA?

Aqui na Predialize temos conversado com diversas construtoras e incorporadoras sobre o processo de pós-obra e relacionamento com seus clientes. E, nessas conversas, percebemos que há um consenso sobre as 3 maiores preocupações entre elas:

1 – gestão pós construção e a imagem sa construtora

Manter a imagem da sua marca sempre associada à qualidade é um dos fatores mais importantes para uma construtora manter-se no mercado de forma ativa e saudável. Mas, porque isso é tão importante? Pesquisas apontam que 58% dos usuários não voltam após uma experiência ruim e que enquanto um cliente satisfeito fala bem da sua empresa para, em média, 3 pessoas, um cliente insatisfeito fala mal para aproximadamente 11 pessoas. E, com o auxílio de redes sociais e sites de avaliação, essa má fama pode tornar proporções ainda maiores.

2 – gestão do relacionamento com os clientes 

Afinal, os usuários não costumam diferenciar as etapas de construção e entrega de um imóvel, por exemplo. Ele atribui todo o relacionamento – o sucesso ou fracasso dele – à empresa responsável. E esse relacionamento fica ainda mais estreito e carente de atenção quando ocorre a entrega final do empreendimento.

No momento da entrega, a construtora deve cuidar para manter toda a sua estrutura organizada, de forma que fique claro para os clientes: acesso aos manuais do proprietário e do condomínio, possíveis informações a respeito de manutenções do pós-obra, gestão de assistência técnica (se necessário) e outras informações que podem ser de interesse do cliente.

O que ocorre, no entanto, é que essas informações são repassadas de maneira improvisada, somente para cumprir a legislação do Código do Consumidor – Lei 8078/90 – art. 31 e art. 50. Sendo assim, as construtoras não levam em consideração a experiência do usuário para o uso dessas informações e o quanto elas podem ser relevantes para o correto uso do imóvel.

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3 – Custos no período da gestão pós construção

Grande parte das construtoras resumem gestão pós construção ao setor de assistência técnica. Sendo que, na maioria das vezes, os gestores de assistência técnica não são valorizados. Precisam agir de forma reativa, resolvendo problemas urgentes e chamados de assistência técnica. Entretanto, o ideal seria agir de forma proativa, prevenindo maiores custos relativos à mão de obra, tempo e recursos financeiros.

Além desses 3 principais pontos, o nosso relacionamento estreito com várias construtoras e incorporadoras nos permitem avaliar outros problemas. Veja alguns deles:

  • Faltam ferramentas especializadas em pós-obra:

Podemos perceber ainda, que o setor de construção, especialmente relacionado ao pós-obra, carece por ferramentas tecnológicas que substituam a enorme quantidade de papéis e trabalhos operacionais que não agregam valor ao cliente. E, no fim das contas, o que o cliente deseja é uma solução rápida para seu problema.

  • Responsabilidade com os prazos:

E é importante lembrar da responsabilidade da construtora quanto a essa agilidade na entrega de soluções. Aqui na Predialize, já nos deparamos com uma construtora que considerava um SLA médio de solução de chamados em torno de 20 dias úteis. Ela via que não precisava reduzir esse tempo, pois tinha clientes felizes. Eu realmente não gostaria de comprar um apartamento nesta construtora e você?

  • Mindset diferenciado:

Outro problema é que, a maioria das construtoras e incorporadoras com as quais conversamos aqui na Predialize, não possui um mindset diferenciado. No entanto, as que pensam de forma mais moderna e desenvolvida, enxergam o pós-obra como algo estratégico e que pode atrair novos leads e clientes futuros. Elas entendem sobre o conceito de NPS (Net Promoter Score) e até aplicam essa estratégia para conseguir identificar clientes que sejam promotores e que irão auxiliar para divulgação e crescimento a respeito da marca e qualidade da construtora.

Esta mesma minoria de construtoras e incorporadoras, comenta que faltam soluções especializadas em ajudar no relacionamento com seus clientes. E, entendem ainda, que o pós-obra é muito mais que o setor de assistência técnica ou setor de qualidade e sim um setor do sucesso do cliente.

Como a Predialize pode ajudar?

Tivemos a oportunidade de atender diferentes perfis de construtoras e incorporadoras e foi somente assim que conseguimos entender, de fato, as dores da gestão pós obra. Sendo assim, fomos motivados a pensar em soluções inovadoras para o mercado de pós-obra, aplicando metodologia e tecnologia nesse processo.

Nós oferecemos uma plataforma para o sucesso do cliente e gestão eficiente do pós-obra de ponta a ponta das construtoras e incorporadoras do Brasil. Você já pensou na diferença que essa plataforma pode fazer no seu dia a dia?

A Predialize é uma plataforma integrada de soluções para gestão pós construção de construtoras e incorporadoras. Conectamos pessoas e integramos processos de um jeito simples, fácil e móvel com nossa versão em aplicativo. Teste o APP Predialize.

A grande transformação digital já está acontecendo. E a sua construtora/incorporadora está preparada para este desafio?

 

Leia também: Customer experience no pós-obra: o que é e quais os benefícios?

 

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