19th Ave New York, NY 95822, USA

8 dicas de apps e programas para construção civil do planejamento até a gestão do pós-obra

A gestão do pós-obra é um dos maiores desafios das construtoras. Mas com o auxílio de novas tecnologias esse acompanhamento pode ficar muito mais automatizado e prático. Neste conteúdo você vai descobrir 8 dicas de apps poderosos para suas obras desde o planejamento até a gestão do pós-obra. Confira!

Segundo um estudo global chamado “Transformação Digital: O Futuro da Construção Conectada”, a transformação digital é a prioridade de 72% das grandes empresas de construção civil de 12 países da Europa, Américas e Ásia. Conforme o estudo, o Brasil é o país com menor maturidade entre os países avaliados, quando o assunto é o uso de big data, inteligência artificial e modelagem 3D. Mas lidera no uso de softwares baseados em BIM (Building Information Modeling), ferramenta de gestão eficiente que integra informações. 

Separamos 8 apps para ajudar você a iniciar a transformação digital da sua construtora desde o planejamento até a gestão do pós-obra. Confira!

1- Versato

O Versato foi desenvolvido pela Expert System e é focado no gerenciamento das obras. Seu maior destaque é um módulo que realiza estudos de viabilidade de projetos. A tecnologia permite simular cenários possíveis para início de novas obras, prevendo desde a compra do terreno até custos com marketing para a venda do empreendimento. 

Além disso, seus módulos oferecem controle financeiro, de contratos, suprimentos, contabilidade, emissão de notas fiscais e até incorporação imobiliária. Também oferece serviço de hospedagem em nuvem e consultoria em TI para auxiliar os clientes a desenvolverem novos projetos de forma mais prática. 

2- Software UAU

Desenvolvido pela Globaltec, o Software UAU é focado em construtoras, incorporadoras, imobiliárias e shoppings. Para construtoras e incorporadoras o software oferece gestão de obras, compras e vendas, comissões e até relacionamento com o cliente. 

A versão web do software permite que equipes remotas tenham acesso aos dados com facilidade. Os clientes também podem acompanhar pela versão web contratos, impressão de boletos e receber atendimento personalizado. Para o time de vendas é possível acompanhar o mapa de unidades disponíveis e centralizar as informações de prospecção de novos clientes. 

3- Construct App

Já o Construct App é um software de comunicação e gerenciamento de projetos para a construção civil. Seu foco é gerar redução de tempo e de dinheiro otimizando a gestão. É possível acessar a plataforma tanto via computador quanto por smartphones. Seus módulos permitem tomar decisões importantes por meio de dados e gerir equipes à distância. 

Além disso, a plataforma ainda permite que os setores de engenharia e arquitetura realizem relatórios fotográficos, RDO, vistorias em obras e em imóveis e o acompanhamento geral da obra para cumprir prazos e manter a qualidade da entrega desejada. 

4 – Prevision

A Prevision é uma startup catarinense que oferece plataforma completa e bastante eficiente, para a gestão visual eficiente de obras.

Desta forma, permite que sejam acompanhados fluxos físico-econômicos de cada empreendimento, além de análise de cenários, gestão de restrições, cronograma visual e outras features. 

A plataforma permite ainda, a integração por meio de API, com outros sistemas como Excel e Project. 

5 – Conaz Ambar

A Conaz Ambar é uma empresa global de tecnologia, que utiliza inteligência preditiva e metodologia proprietária nas plataformas e soluções, tornando simples e eficientes todos os estágios do processo da construção de moradias reduzindo o tempo e os custos envolvidos durante a obra.

Suas soluções são voltadas para a Construção Inteligente e Moradia eficiente e podem ser utilizadas em diversos momentos do projeto e mesmo após a entrega das chaves aos proprietários. 

6- Fieldwire

O Fieldwire já foi utilizado em mais de 750.000 projetos de construção e promete conectar as equipes de trabalho das construtoras por completo. Seus módulos vão desde o acompanhamento de plantas com anotações e fotos, gerenciamento de tarefas com relatório de produtividade e acompanhamento de custos até a inspeção da construção com relatórios automatizados.

Algumas vantagens que a plataforma oferece é funcionar offline, enviar notificações por push ou e-mail, interface amigável, relatório automatizado e serviço de atendimento personalizado. 

7 – Maleta do Engenheiro

A Maleta do Engenheiro é uma plataforma que se integra aos principais serviços de armazenamento em nuvem existentes, como Google Drive e Dropbox. Com essa integração, a plataforma proporciona as ferramentas certas para o coordenador de projetos de construção gerenciar as equipes de projetistas e engenheiros que trabalham em um processo BIM de Coordenação de Projetos.

A plataforma também conta com um visualizador de documentos 2D e 3D de onde é possível extrair informações de projeto, inclusive com dados de quantificação para orçamento. 

8 – Predialize

Focada em construtoras e incorporadoras, a Predialize promete realizar a transformação digital na gestão do pós-obra levando otimização de tempo e de recursos para seus clientes. A plataforma desenvolvida pela empresa atua em três frentes: manual interativo, gestão de preventivos e assistência técnica

Na gestão de preventivos é possível acompanhar todas as manutenções realizadas e evitar atritos entre a construtora, síndicos e proprietários de imóveis. A plataforma oferece um plano de manutenções automatizado para lembrar gestores e proprietários de tudo o que é necessário acompanhar. Conforme as manutenções são feitas um histórico é criado. Na mesma plataforma é possível fazer a previsão orçamentária do condomínio, registrar as manutenções com fotos e notas fiscais. O grande benefício é aumentar a vida útil do empreendimento e evitar atritos e problemas jurídicos na gestão do pós-obra.

O módulo assistência técnica tem foco total na redução de custos na gestão do pós-obra. O objetivo da ferramenta é evitar chamados desnecessários, gastos com informações perdidas e deslocamentos. O módulo conta com identificação automática de itens fora da garantia, agenda interativa, comunicação centralizada, gestão eficiente de equipe de campo e retroalimentação do sistema através de indicadores estratégicos. Além de tudo isso, o uso da ferramenta proporciona a redução de até 50% do SLA (tempo de resolução do problema) o que aumenta a satisfação dos clientes

Atrelado aos dois primeiros módulos está o grande diferencial da plataforma Predialize, que é o manual interativo do proprietário. Essa frente da plataforma atua na educação do mercado entregando um manual em forma de app com vários recursos visuais para engajar os usuários e garantir a correta utilização dos empreendimentos. Esse módulo já acompanhada a sincronização das manutenções preventivas na agenda e oferece uma pesquisa rápida de fornecedores e prestadores de serviço indicados pela construtora. Também é possível fazer pesquisas rápidas com a ajuda de um assistente virtual cognitivo e mapear a jornada e interação dos clientes. 

A grande vantagem do manual interativo do proprietário é a redução de custos e a fácil atualização dos documentos sem gerar custos extras. Outra vantagem é a rápida resolução de problemas triviais sem a necessidade de acionar a assistência técnica, o que diminui os custos da gestão do pós-obra e com certeza mantém os clientes mais satisfeitos. 

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas e esteja ansioso para iniciar a transformação digital da sua construtora ou incorporadora. Que tal conhecer melhor a plataforma da Predialize? Clique no link para solicitar uma demonstração gratuita!

Leave a comment